Os manifestantes pedem também a conscientização da população para que fiquem em casa e respeitem o distanciamento social
Um grupo de voluntários de Dourados organizou um manifesto nesta sexta-feira (26) para homenagear as vítimas do novo coronavírus (covid-19) e todos os profissionais que estão trabalhando na linha de frente do combate a pandemia. A ação ocorre em frente a Prefeitura Municipal de Dourados, onde várias cruzes com flores foram colocadas.
Dourados é considerado o epicentro do covid-19 no Estado, com 2.247 confirmações da doença. O número de internados também tem aumentado diariamente, de acordo com a administração municipal, 61 pessoas estão hospitalizadas, 27 em leitos clínicos e 34 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Segundo o índice de isolamento social desta quinta-feira (25), disponibilizado pelo governo do Estado, Dourados teve 41,2% em taxa de isolamento, quando o número recomendado pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do vírus é 70%.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que a macrorregião de Dourados já tem 55% dos leitos globais do SUS (Sistema Único de Saúde) ocupados. Foram o ofertados 102 e a taxa de ocupação é de 25% de casos confirmados de coronavírus, 5% com pacientes suspeitos e os outros 25% estão ocupados devido a outras patologias.
Dos casos confirmados em Dourados, 1.029 estão em isolamento domiciliar e 1.164 são considerados recuperados. Dos indivíduos infectados pela doença no município, 2.068 são do perímetro urbano, 49 de distritos rurais, 130 da Reserva Indígena Federal e 35 de outras localidades.
Fonte: Dourados News