Formação online tem certificação de 20 horas pela Enap e visa qualificar professores e profissionais que atuam com crianças e adolescentes
Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (14 de fevereiro) o curso “Escolas ON, Violências OFF: Educação para segurança online de meninas”, que já está disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG) da Enap. A iniciativa foi desenvolvida pela organização Serenas, com apoio institucional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), do Ministério das Mulheres e da Embaixada do Reino Unido.
O curso tem como objetivo capacitar educadores para prevenir e enfrentar violências digitais no ambiente escolar, protegendo meninas de ameaças como assédio online e outras formas de abuso. A formação é online, assíncrona e conta com certificação de 20 horas emitida pela Enap.
Durante o evento de lançamento, transmitido ao vivo pelos canais do YouTube da Serenas e da Enap, a coordenadora de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais (SPDigi) da Secom, Mariana Filizola, destacou que essa iniciativa representa um grande passo na promoção dos direitos das meninas no ambiente digital. “Esse curso é uma oportunidade única de apoiar educadores a ensinarem e também acolherem seus estudantes nesse contexto. É um passo muito importante na missão de promover e proteger os direitos, especialmente das meninas, no ambiente digital”, afirmou.
A coordenadora-geral de Desenvolvimento de Experiências de Aprendizagem Assíncrona da Enap, Danyelle Barreto, ressaltou que o conteúdo é acessível a todos os interessados. “Foi construído com muito cuidado pela Serenas, em parceria com a Secom. Esperamos que a EVG possibilite o acesso a todos e que seja um sucesso”, disse.
Impacto da violência digital
Segundo a organização Serenas, nos casos de violências facilitadas pela tecnologia, as meninas são as mais impactadas. Dados apresentados pela entidade indicam que 77% das jovens brasileiras relataram já ter sofrido assédio pela internet. “Os impactos desses fenômenos podem ser sentidos em muitas áreas da vida, incluindo o desempenho acadêmico, podendo levar até ao abandono escolar”, explicou Isabella Santiago, diretora de Operações da Serenas.
Estrutura e acessibilidade
O curso foi estruturado para ser dinâmico e acessível, considerando a rotina dos professores. Ele conta com 10 videoaulas curtas, materiais escritos e atividades interativas. Além disso, é totalmente gratuito e acessível, com legendas e tradução em libras.
Os cinco módulos abordam:
- Conhecendo as violências contra meninas e mulheres;
- Violências contra meninas facilitadas pela tecnologia;
- Juventudes e cultura digital: comportamentos nas redes e os impactos das violências;
- Comunidades escolares no enfrentamento das violências contra meninas;
- A educação como ferramenta para prevenção de violências.
O curso pode ser acessado em qualquer dispositivo e já está disponível para matrícula na plataforma da EVG.