20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 19 de fevereiro, 2025
spot_img

Da CEASA, cooperativa coordena distribuição de mais de 1 milhão de ovos por dia

Em meio à imensa gama de produtos comercializados na CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) está uma das proteínas mais consumidas no mundo: o ovo.

No pavilhão do CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar) funciona o polo de distribuição da CAMVA (Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre), responsável por produção gigantesca de ovos em um pequeno município de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, 27 produtores de Terenos, a 31 km de Campo Grande, abastecem a cooperativa com uma média de 3 mil caixas de ovos diariamente. Como cada caixa contém 360 unidades, são mais de 1 milhão de ovos classificados por dia.

Do centro de distribuição da cooperativa na CEASA, saem os ovos que abastecem os estoques de quase todas as redes de supermercados de Campo Grande, além de cidades como Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel e Ponta Porã. A CAMVA também envia a proteína para São Paulo e Cuiabá, no Mato Grosso.

Da CEASA, cooperativa coordena distribuição de mais de 1 milhão de ovos por dia
Cooperativa distribui mais de 1 milhão de ovos a partir do Ceasa (Foto: Divulgação)

Fundada em meados de 1959, no pequeno município de Terenos, a 31 km da capital, a CAMVA é a prova da resiliência da população japonesa.

Foi através da produção dos ovos que a colônia japonesa se reinventou depois de migrar para Mato Grosso do Sul, deixando para trás o cenário de destruição e o trauma da Segunda Guerra Mundial.

Para além de auxiliar no processo de classificação dos ovos, a cooperativa também fornece a ração que alimenta as aves produtoras.

Cooperativas da CEASA/MS

A CAMVA é uma das três cooperativas que reúnem a produção dos produtores que representam o estado. São mais de 688 cooperados. Em breve, conheça a atuação da Cooplaf (Cooperativa da Agricultura Mista da Pecuária de Corte e da Agricultura Familiar), aqui, no site da CEASA/MS.

Fale com a Redação