A data das provas do concurso público nacional do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi alterada, conforme a publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (16). O tribunal transferiu a realização da prova para 8 de dezembro.
Contudo, a divulgação para consulta aos locais de provas ocorrerá no dia 22 de novembro. Após a prova objetiva para todos os cargos e discursivas para analista judiciário, o órgão deve divulgar individualmente os gabaritos oficiais preliminares.
Segundo o TSE, a alteração já estava prevista quando assumiu a nova Presidência do Tribunal. “A mudança de data tem o objetivo de dar maior segurança aos candidatos e prazo para a preparação para as provas, assegurando o tempo necessário para a apuração dos resultados e garantir a pronta nomeação após a conclusão do certame”, diz o comunicado.
Por isso, a nova data de realização das provas obrigou a recalcular o prazo para a nomeação dos aprovados, que estava marcado para julho de 2025, um mês após a divulgação do resultado final das provas.
“Esses prazos decorreram da necessidade que os realizadores do certame precisam para ultimar todas as providências e fases do concurso, além de formular as alterações decorrentes da ampliação do número de vagas inicialmente oferecidas”.
Inscrições abertas
Sendo assim, os candidatos têm até a próxima quinta-feira (18) para se inscreverem no site do Cebraspe. Há taxa de R$ 130 para concorrer ao cargo de analista judiciário e R$ 85 para o cargo de técnico judiciário.
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União, disponível no site do Cebraspe. Após concluir o preenchimento da ficha de inscrição on-line, deve imprimir a guia para o pagamento da taxa de inscrição.
Segundo o TSE, até o momento os candidatos realizaram 547 mil inscrições preliminares. O concurso de 2024 oferecerá 412 vagas distribuídas nos quadros de pessoal em 27 municípios.