21/01/2015 16h00
Decreto federal institui a primeira Casa da Mulher Brasileira em MS
Dourados News
Decreto publicado na edição desta quarta-feira, dia 21 de janeiro, do Diário Oficial da União, institui a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, a primeira do país. A inauguração do espaço está marcada para a próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, com a presença da presidente Dilma Roussef (PT).
Conforme a publicação, o local “consiste em espaço público onde se concentrarão os principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento às mulheres em situação de violência”. Segundo o portal G1, o decreto é assinado pela ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Atendimento
De acordo com divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), após a inauguração do local, a Primeira Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) passará a atender por 24 horas.
O local será um espaço onde as mulheres sul-mato-grossenses poderão receber atendimento humanizado e integrado, da Polícia Civil através da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM), Juizado Criminal, Defensoria Pública e Promotoria do Ministério Público.
A Casa da Mulher Brasileira fica na rua Brasília, Jardim Imá, perto do Aeroporto Internacional de Campo Grande. São 3.700 m² de edificação em um terreno de 12 mil m² e, segundo dados do Governo Federal, o custo da obra e dos móveis e equipamentos que serão utilizados é de R$ 9 milhões.
No local também irá funcionar uma brinquedoteca, para onde serão levadas crianças filhas das vítimas da violência doméstica, durante o tempo em que estiverem recebendo atendimento.