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Demora em filas de agências bancárias gera indenização em MS

12/08/2014 11h30

Demora em filas de agências bancárias gera indenização em MS

G1

Campo Grande tem uma lei que determina que o cidadão não pode esperar mais que 25 minutos na fila de agências bancárias, mas não é o que acontece. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região informou que sempre recebe reclamações de clientes e que a demora ocorre até quando as portas estão fechadas ao público.

Ainda segundo o sindicato, há casos de chegar às 16h, horário de fechamento, e ficar quase 100 pessoas para serem atendidas. Muita gente reclama que, em alguns casos, a demora na fila de espera chega a duas horas. Por conta disso, no fim do mês de julho, um cliente conseguiu uma indenização de R$ 5 mil, por ter esperado uma hora e meia na fila.

A maioria desses estabelecimentos começam a atender a partir das 11h (de MS), mas antes mesmo desse horário, a fila para pegar as senhas é grande. Segundo relatos de clientes, é preciso ter paciência.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2014, foram investidos R$ 20 bilhões em tecnologia para atender melhor o público. A cada ano, o número de novas agências aumenta aproximadamente 3%. Apesar da busca de serviços na boca do caixa ter caído pela metade em 11 anos, a Febraban admite que a expansão da rede bancária não acompanhou o ritmo de crescimento de novos correntistas.

Segundo o secretário adjunto da Comissão de Defesa dos Direitos do consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB/MS), Hugo Fanaia de Medeiros, para entrar na Justiça, é preciso guardar a senha de atendimento e um comprovante do horário que o serviço foi feito, como o recibo da operação.

“É imprescindível ter as provas porque, sem elas, o Judiciário não vai se sentir confiante, não vai ter provas para dar uma decisão segura sobre o caso”, relatou Medeiros.

De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Mato Grosso do Sul, Alexandre Resende, a agência é obrigada a oferecer senhas. O comprovante também pode ser levado ao Procon e, dependendo do caso, a empresa será penalizada. Só este ano, foram 300 reclamações sobre as filas dos bancos; dessas, 68 processos foram abertos.

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