Na última quinta-feira, 24 de novembro, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) realizou a 3ª Reunião da Diretoria Executiva, do Parlamento Amazônico e do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, no Parlamento Paraense, em Belém. O encontro reuniu parlamentares de 19 estados brasileiros e teve como foco principal a preparação para a realização da COP30, que será realizada pela primeira vez no Brasil, de 10 a 21 de novembro, na cidade de Belém-PA.
Dentre os presentes, destacou-se a participação do deputado estadual Lidio Lopes que reforçou o compromisso do Legislativo estadual com temas de grande relevância mundial, como as questões ambientais e as mudanças climáticas. Como representante do seu estado e vice-presidente da Unale, Lidio Lopes demonstrou a importância de os parlamentos estaduais atuarem de forma integrada e proativa na discussão de políticas públicas que envolvem sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Durante a reunião, o parlamentar acompanhou as discussões sobre a realização da COP30 na região amazônica, um evento que promete mobilizar a atenção internacional para a preservação da floresta e o combate às mudanças climáticas. Ele também participou das atividades que envolveram visitas ao local onde será sediada a conferência, incluindo a plantação de uma árvore como símbolo de compromisso com o legado ambiental.
Este momento também foi marcado por debates sobre a necessidade de fortalecer a autonomia dos parlamentos estaduais e ampliar a cooperação entre os poderes legislativos do país, buscando soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais atuais.
Agenda em Belém
Ao longo do dia, os deputados cumpriram uma série de agendas. No começo da tarde, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, recebeu os parlamentares no Palácio do Governo para tratarem sobre a participação dos Poderes Legislativos na COP30.
Logo depois, os deputados visitaram à obra do Parque das Cidades, local onde será sediada a COP30. Na oportunidade, todos os parlamentares presentes plantaram uma árvore para deixarem seu legado no local que receberá, dentro da COP30, participantes de todo o mundo no maior evento global sobre mudanças climáticas.