23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 27 de janeiro, 2025
spot_img

Descubra o dia de montar o presépio e a árvore de Natal na tradição cristã

Primeiro domingo do período advento – quatro semanas que antecedem o Natal – é o marco para a montagem

Com a aproximação das festas de fim de ano, chega também o momento de montar a decoração de Natal. São árvores, pisca-piscas e presépios que ornam casas e espaços da cidade.

Na tradição cristã, o primeiro domingo do advento – período de quatro semanas que antecede o Natal – é o marco para montar árvore e o presépio. Neste ano, a data caiu no dia 1º de dezembro.

No entanto, muitas pessoas preferem montar o presépio no início de dezembro ou junto com a decoração natalina, como a árvore de Natal. A figura do Menino Jesus, por tradição, só é colocada no presépio na noite do dia 24 de dezembro, simbolizando o nascimento de Cristo.

A data representa também o início de um novo ano litúrgico, ou seja, o período de doze meses no qual se celebram os mistérios de Cristo e dos santos.

Veja os significados de cada símbolo do Natal:

Árvore: significa a vida, símbolo da vida, nascimento, crescimento e união;

Bolas e Guirlanda: representam os frutos que desejamos alcançar e a prosperidade na vida;

Velas e luzes: Jesus é a Luz que veio iluminar a humanidade que caminhava nas trevas, trazendo a esperança ao povo;

Presentes: simboliza o presente de Deus à humanidade, ou seja, Jesus doa-se à humanidade revelando o amor do Pai a todos.

Presépio: De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era explicar para as pessoas mais simples o significado de como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

A palavra presépio refere-se ao local onde o gado é colocado ao ser recolhido, em outras palavras, refere-se ao curral. Geralmente as famílias montam o presépio e só colocam Jesus na noite do dia 24/12 para o dia 25/12. A manjedoura fica vazia. Outras pessoas deixam tudo montado já na primeira semana do advento. Isso depende dos costumes das famílias e das comunidades cristãs.

Fale com a Redação