30.8 C
Campo Grande
sábado, 7 de setembro, 2024
spot_img

Desembargador Contar assume presidência do TRE de MS nesta segunda-feira

O atual vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, que assume a presidência do tribunal nesta segunda-feira (15), após aposentadoria de Paschoal Carmello Leandro.

Embora detentor do cargo de presidente com mandato válido até janeiro de 2025, Paschoal deixou nesta semana o cargo, três meses antes das eleições municipais para vereadores e prefeitos. Ele aposenta por estar completando 75 anos de idade, no próximo dia 17 de julho.

Em solenidade na tarde da última quinta-feira (11), o desembargador recebeu um álbum com fotografias de sua carreira como presidente da Corte Eleitoral, cargo que ocupou durante os biênios 2021/2023 e 2023/2024.

“A Justiça Eleitoral é um pilar da democracia e sinto-me honrado por ter contribuído para o fortalecimento dessa instituição. Deixo o TRE-MS com a certeza de que cumprimos nossa missão com responsabilidade e dedicação”, afirmou o desembargador em seu discurso.

O vice-presidente, Carlos Eduardo Contar, ocupará interinamente a presidência da Corte até janeiro de 2025, quando assumirá a presidência do Tribunal de forma definitiva para o próximo biênio.

Biografia do novo presidente

Carlos Eduardo Contar, sucessor de Paschoal, ingressou na magistratura como desembargador na vaga correspondente ao Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público em 2007.

Já foi vice-presidente do Tribunal de Justiça (2014), atuando também nas áreas de saúde e violência contra a mulher, e presidiu o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais (2017).

No biênio de 2019/2020, exerceu o cargo de vice-presidente do TJMS e presidiu o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul no biênio 2021/2022.

Vaga de desembargador

Com a aposentadoria de Paschoal Carmello Leandro, abre vaga para novo desembargador no Tribunal de Justiça do Estado.

Para o cargo, há na disputa cinco mulheres. Veja quem são:

  • Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli – juíza da 5ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande;
  • Eliane de Freitas Lima Vicente – juíza da 10ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande;
  • Elisabeth Rosa Baisch – juíza da 3ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande;
  • Denize de Barros Dodero – juíza da 1ª Vara Bancária de Campo Grande; e
  • Cíntia Xavier Letteriello – juíza da 3ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Campo Grande.
Fale com a Redação