32.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 12 de setembro, 2024
spot_img

Desenrola Fies alcança 347 mil acordos firmados em todo o país

Prazo de adesão vai até 31 de agosto

O programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Desenrola Fies, alcançou a marca de 347 mil solicitações de adesão ao programa até a semana passada. Isso significa o ingresso de mais de R$ 665 milhões nos cofres públicos apenas com o valor da entrada.

De acordo com Ministério da Educação (MEC), o prazo de adesão ao programa, já prorrogado, vai até 31 de agosto.

O Desenrola Fies abrange contratos em todos os estados brasileiros e deve trazer um alívio financeiro aos devedores, criando meios de sanar a dívida.

Parcelamento da dívida 

O estudante que tiver débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los mediante parcelamento, nas seguintes condições:   

Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, haverá desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista. Outra alternativa é o parcelamento em até 150 vezes mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (as garantias e eventuais taxas contratuais). 

Já para os estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, haverá desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais. 

Em relação a estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021, o desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizaram canais oficiais de atendimento para esclarecerem dúvidas relacionadas à renegociação de dívidas do Fies. 

Desenrola Fies alcança 347 mil acordos firmados em todo o país

Fale com a Redação