O Dia da Independência, comemorado na próxima quarta-feira (7), é feriado em todo o Brasil. Mas, apesar de ser data oficial nacional e ainda mais em ano de Bicentenário, 200 anos, da data histórica, um boa parte continuará trabalhando direta ou indiretamente. Em Campo Grande, quem estiver de folga do trabalho, tem o tradicional desfile militar pela manhã, como opção para o lazer, e também religioso, no período da tarde, ambos após os dois anos de suspensão dos eventos de rua em razão da pandemia do coronavírus.
O tradicional desfile do 7 de Setembro, organizado pelo CMO (Comando Militar do Oeste), deve reunir 2 mil militares no Centro de Campo Grande. Segundo a programação divulgava pelo Exército, o desfile começa às 9h e o palco será a Rua 13 de Maio, na esquina da Avenida Afonso Pena, onde será montado o palco que receberá as autoridades.
Além dos 2 mil militares do Exército que desfilarão com 30 veículos oficiais, entre eles tanques de guerra, as forças de segurança do Estado também participam do desfile. Conforme o cronograma do Estado, militares da PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário); e integrantes de projetos sociais como Bombeiros do Amanhã, Florestinha, Cidade dos Meninos e outros estarão nas ruas na manhã de quarta.
Civis no Militar – Escolas estaduais e municipais também farão parte do evento. O Estado não divulgou quais escolas irão desfilar, mas segundo a Prefeitura de Campo Grande, alunos das escolas Dr. Eduardo Olímpio Machado, Professora Maria Lúcia Passarelli, Professora Oneida Ramas, Dr. Tertuliano Meirelles participarão do evento.
Marcha para Jesus reunirá fiéis em Campo Grande
Dois anos depois da última passeata religiosa na Capital, a Marcha para Jesus volta a Campo Grande neste dia 7 de setembro ante que era realizada no aniversário da cidade, em 26 de agosto. Este ano mudaram a data, com esses alguns dais de diferença. Não dito oficialmente, mas a mudança se deve por uma junção político religiosa do evento.
Assim, tradicionalmente realizada no dia do aniversário de Campo Grande, em 26 de agosto, neste ano o evento mudou de data e acontecerá no Dia da Independência. De acordo com a organização do evento, a festa religiosa reunirá nomes de expressão do cenário gospel nacional como a cantora Bruna Karla, a banda Discopraise e o cantor Theo Rubia.
A concentração para a Marcha começa às 14 horas na Praça do Rádio Clube. O itinerário da passeata não foi divulgado pela organização, mas habitualmente o evento faz passeata pela Avenida Afonso Pena e termina retornado à Praça do Rádio Clube.
Confira abaixo a programação das bandas locais que também participarão do evento: