23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 2 de abril, 2025
spot_img

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servidoras

Com 50,7% quadro funcional do Estado formado por mulheres, 442 servidoras, somado a outras 102 que atuam na sede como terceirizadas e CEI, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou  sexta-feira (28) o botão “Detran por Elas”, um canal interno de acolhimento, orientação e denúncias relacionadas à violência de gênero, além do compromisso de ações com essa temática nas 11 regionais do Estado.

A iniciativa, pioneira no Estado, envolve uma força-tarefa entre o setor psicossocial do órgão, composto por assistente social e psicóloga, e a Corregedoria de Trânsito, que conta com uma delegada e uma escrivã de polícia em seu quadro de profissionais.

A delegada Rosely Molina, referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher, explica que o “Detran por Elas” foi idealizado pela assistência social, Corregedoria e Presidência do órgão, com participação ativa das servidoras.

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servidoras
Fotos: Rachid Waqued/Detran

“Optamos por aproximar as mulheres que enfrentam violência doméstica, de gênero, institucional, assédio moral ou sexual, para que tenham um canal seguro para denunciar, receber apoio e serem encorajadas a buscar ajuda. Nosso objetivo é conectar todos os serviços do Estado de MS, proporcionando esse suporte essencial dentro do Detran, para aquelas que se sentem fragilizadas e precisam desse estímulo”, detalhou.

Molina foi a primeira Delegada da Primeira Casa da Mulher Brasileira e coordenou grandes operações relacionadas à violência doméstica. Um de seus casos mais emblemáticos foi a liberação de Cira, mulher mantida em cárcere privado pelo ex-marido durante 22 anos em Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, o Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, assinou o termo de adesão à campanha institucional “Todos por Elas”, promovida pelos poderes judiciário, executivo e legislativo, destacando a importância de implementar ações concretas para proteger as mulheres.

“O ‘Detran por Elas’ é um botão, um ícone. Ao clicar, a usuária acessa um QR Code que a direciona para o canal de atendimento do setor psicossocial. Caso necessário, receberá apoio da delegada Molina. Assim, nossas servidoras não precisarão ir até a Casa da Mulher Brasileira, pois já contarão com esse acolhimento inicial. Se houver necessidade de exames periciais, todo suporte será providenciado”, afirmou.

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servidoras
Fotos: Rachid Waqued/Detran

O “Detran por Elas” está integrado à rede interna do órgão, garantindo acesso rápido ao canal de WhatsApp do setor psicossocial, responsável por acolher as demandas e prestar a assistência necessária. Para servidoras que atuam em locais sem acesso a computadores, o QR Code e o número do canal serão divulgados por meio de cartazes nos banheiros femininos. Uma vez salvo o contato, a mulher pode acionar a equipe a qualquer momento.

Em 2024, o setor psicossocial realizou 76 atendimentos sobre o tema, apenas na sede do Detran. Desse total, oito já foram concluídos pela Corregedoria de Trânsito (Cotra), com as devidas aplicações de penalidades. Os demais, seguem em andamento. Durante sua apresentação, a delegada Molina revelou ainda, que em 2025, já houve um aumento de 30% nesses casos.

Além do botão, o “Detran por Elas” percorrerá as 11 regionais do Estado, promovendo ações que fortaleçam um ambiente mais seguro para as servidoras. O evento contou com a recepção de acolhida pelo Trio Batucanção, além da abertura pelo Coral de Mulheres da BPW Campo Grande, que interpretou o Hino do Estado de Mato Grosso do Sul e a canção “Amigos para Sempre”. O encerramento com a performance do poeta e repentista Ruberval Cunha.

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servidoras
Fotos: Rachid Waqued/Detran

Estiveram presentes os Secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; de Cidadania, Viviane Luiza; o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Dr. Lupérsio Degerone Lucio; a Presidente do Conselho de Trânsito de MS (Cetran), Regina Duarte; a Presidente da BPW Campo Grande, Ianê Milãn; o Superintendente da PRF-MS, João Paulo Bueno, entre outras autoridades.

Fale com a Redação