A situação de transtornos e limpeza dos estragos causados pelo temporal em Dourados, na noite de quarta-feira (30), deve levar uma semana para chegar ao fim. A volta a normalidade e serviços a serem realizados completamente, considerando já os quase dois dias que Dourados registra temporal com rastro de ‘destruição’ pela cidade que teve milhares ficando sem energia elétrica , terá trabalhos de limpeza que demandarão atenção do poder público e devem durar em torno dos próximos sete dias.
O prefeito Alan Guedes, ainda na manhã de ontem assinou decreto de emergência em Dourados. Mais de 20 casas foram destelhadas e árvores caíram em várias regiões devido aos ventos que chegaram a 90km/h. Há douradenses que ficaram sem casa e pelo menos 25 bairros de Dourados (veja abaixo), com cerca de 20 mil pessoas, tiveram problemas com o fornecimento de energia por conta das fortes chuvas e ventos registrados na noite de quarta-feira. As informações são da concessionária dos serviço no município, a Energisa.
Em entrevista a imprensa local, em um dos locais mais afetados pelas ações climáticas de quarta-feira, no bairro no Residencial Greenville o chefe do Executivo falou sobre os trabalhos desempenhados. De acordo com ele, o número de chamados aumentou consideravelmente durante o dia e há famílias desabrigadas.
“Os telefones continuam recebendo as ligações. Toda hora aumenta os chamados. Aqui, essa região [Greenville, no Sul do Município] foi a mais afetada. Onde o vento veio com mais força. Não foi a única, mas a principal. Temos algumas famílias desabrigadas e estamos trabalhando para dar abrigo a elas, tanto na Casa da Acolhida, quanto em hotéis, que podemos contratar vagas por conta do decreto”, disse.
Com abrigo a todos, foco começa nos danos material
Conforme ressaltou o prefeito, depois de alojar todas as famílias, a intensificação dos trabalhos será para atuar nos danos materiais provocados pela tempestade. “Estamos plenamente mobilizados desde a noite de ontem, esperamos que em uma semana consigamos [limpar os estragos deixados por conta do temporal]”, afirmou Guedes.
A prefeitura apontou que o governo do Estado também recebeu pedido de ajuda da administração Municipal. De acordo com o prefeito, houve contato com o governador em exercício Barbosinha (PP) para que máquinas sejam disponibilizadas para atender a demanda. Após temporal, Agesul disponibiliza equipamentos para limpeza urbana de Dourados .
Suspensa
Por conta do temporal e os estragos causados por ele, a abertura da Semana da Pátria, agendada para a manhã de sexta-feira (1/9) foi adiada para segunda-feira. As atividades previstas para o sábado e o domingo também não acontecerão.
Festividades em Dourados são adiadas devido a estragos causados por temporal
O temporal
O temporal registrado no início da noite de quarta-feira (30/8), em Dourados, deixou rastro de destruição por várias regiões da cidade, além de quase 20 mil pessoas sem energia elétrica, segundo comunicado feito pela prefeitura.
As regiões com mais impactadas pelo temporal foram da Chácara Cidelis, Chácara Califórnia, Cohafaba IV Plano, Parque Alvorada, Parque do Lago, Residencial Pelicano, Vila Industrial, Vila São Francisco, Vila Tonani I, Jardim Marcia, Vila Amaral, Vila Eldorado, Jardim Florida II, Centro, Jardim Itália, Jardim Agua Boa, BNH Plano II, BNH Plano III, Jardim Guanabara, Cachoeirinha, Parque Das Nações, Jardim Itaipu Prolongamento, Alto Do Indaiá, Vila Matos e Jardim Rasslem.
A concessionária informou por meio de nota que reforçou o plano de contingência para atender as ocorrências relacionadas ao fenômeno climático. “De imediato, foram realizadas manobras por telecomando para restabelecimento da energia elétrica para grande parte dos clientes e as equipes seguem atuando nos reparos desde o início do evento climático para normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível”.
A prioridade no momento são hospitais, unidades de saúde e situações que coloquem a segurança da comunidade em risco. “Além disso, também é priorizado o atendimento ao cliente sobrevida, ou seja, pessoa que necessita de algum equipamento vital para sobrevivência”, diz nota.
Equipes da Defesa Civil e Bombeiros também estiveram e ou até continuam trabalhando para atender a demanda da população.
De acordo com a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste, as chuvas de ontem duraram aproximadamente 10 minutos, com acumulado de 37 milímetros. Já a velocidade do vento não foi computada pela estatal.
Os telefones de emergência são 199 e 193.
Saiba mais sobre os acontecimentos:
Coleta de doações para ajudar pessoas afetadas pelo temporal é organizada pela Prefeitura
Prefeitura faz doação de roupas e alimentos para famílias atingidas por temporal em Dourados
Após temporal, Agesul disponibiliza equipamentos para limpeza urbana de Dourados
Prefeito de Dourados decreta ‘Situação de Emergência’ por conta de estragos por conta temporal
Festividades em Dourados são adiadas devido a estragos causados por temporal