27.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de novembro, 2024
spot_img

Dia da Mandioca: conheça cervejas feitas com esse ingrediente 100% brasileiro

Um item gastronômico genuinamente brasileiro, a mandioca tem um dia para chamar de seu. Nesta sexta-feira (22), é celebrado o Dia Nacional da Mandioca, base da alimentação de várias comunidades e fonte de renda de inúmeras famílias rurais. Também chamada de aipim ou macaxeira, ela origina diversos produtos derivados que são consumidos diretamente ou utilizados como receitas, entre esses produtos destacamos aqui a cerveja, uma das maiores paixões do brasileiro.

A mandioca é um tubérculo como a batata, por exemplo, é uma boa fonte de fibras que pode ajudar a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, ajudando por isso a evitar doenças, como diabetes, infarto e derrame, por exemplo e também melhorar o transito intestinal. Por conter boas quantidades de fibras, além de vitamina C e carotenoides, os principais benefícios do consumo da mandioca para a saúde são prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a energia e a disposição, ajudar no controle da diabetes, promover a saúde da pele, cabelos e unhas, melhorar o sistema imonológico e a digestão e prevenir alguns tipos de câncer

Além de valorizar a cultura brasileira, a cerveja feita com mandioca consegue combinar sabor, refrescância e leveza. Combinado aos cereais maltados, a mandioca se insere naturalmente no processo de fabricação e deixa a cerveja com um corpo um pouco mais leve, ideial para o clima quente do Brasil, além de armonizar perfeitamente com muitos pratos culinários.

Historicamente, de acordo com publicações de revistas especializadas em cerveja e mercado, a primeira marca a produzir uma receita com mandioca foi a Cerveja Impala, em Moçambique, na África. O registro não é tão antigo, foi em 2011 pela SABMiller, empresa de origem sul-africana comprada em 2016 pela AB Inbev (controladora da Ambev). Ela foi desenvolvida dentro de uma estratégia de aproveitamento total do ingrediente.

A Ambev produz uma grande diversidade de marcas de cerveja que usam a mandioca como elemento central. Além de valorizar a cultura regional, a iniciativa também contribui para gerar renda aos produtores locais, que tem toda a produção comprada pela cervejaria. Esse case de sucesso já beneficia famílias rurais de estados como o Goiás, Maranhão e Pernambuco.

Em Campo Grande, também existem cervejarias que trabalham com o ingrediente. É o caso da Morena Bear, através do rótulo Mani-oca (mandioca em guarany) e que tem um buquê discreto, refrescante e com equilíbrio entre o sabor do malte e o leve amargor do lúpulo. Leva como adjunto o amido de mandioca produzido em fecularias do sul do Estado. É considerada a primeira cerveja de mandioca do Mato Grosso do Sul.

Confira algumas das principais marcas de cerveja produzidas com mandioca:

Dia da Mandioca: conheça cervejas feitas com esse ingrediente 100% brasileiro
Cervejas da Ambev feitas a partir da mandioca (Foto: Divulgação)

Legítima – Feita no Ceará para os cearences, com mandioca do interior que traz leveza e refrescância para a cerveja.

Colombina Rensga – Traz na composição 16% de mandioca.

Colocado Cauim – Esta cerveja surgiu do amor pela terra natal da Cervejaria Colorado, Ribeirão Preto. É uma Pilsen produzida com mandioca, como a Cauim original, porém, mais leve e com Dry Hopping de lúpulos franceses. O resultado é maior refrescância e um aroma inconfundível.

Magnífica do Maranhão – A cerveja é feita a partir da mandioca plantada e colhida na região de Tabuleiro de São Bernardo, no interior do Maranhão. O ingrediente típico da região está presente na cerveja que é produzida e distribuída exclusivamente no estado.

Nossa – Feita no Pernambuco para os pernabucanos, com mandioca do interior que traz leveza e refrescância para a cerveja.

Esmera do Goiás – Produzida e vendida exclusivamente em Goiás, para brindar os goianos e toda a cultura do estado. A receita tem mandioca do pé rachado ou seja, mandioca cultivada por agricultores da região nordeste de Goiás. Esmera é uma cerveja leve e refrescante, preparada com ingredientes do daqui para homenagear tudo que é goianos demais da conta.

Fale com a Redação