Comércio de Mato Grosso do Sul deve movimentar R$ 356 milhões
A pesquisa de Intenção de compras e comemorações, aponta que neste ano o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, terá menos gastos com presentes e mais com comemorações. De uma forma geral, a movimentação econômica deve cair 4%, ficando em R$ 356,98 milhões, com um gasto médio de R$ 387,31. Os dados foram levantados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF/MS) e Sebrae MS.
O gasto médio com presentes será de R$ 203,44, frente a R$ 222,48 no ano de 2023 (-8,5%), enquanto o investimento médio em comemorações passou de R$ 167,92 a R$ 183,87 (+9,49%).
“Temos um percentual de 68,7% que informam que irão dar presentes na data e 54,6% que irão comemorar. Quando falamos em presentes, uma dica importante para o lojista é que a maior parte dos compradores, 50%, vai prestigiar a escolha da criança, mas a qualidade (33%) e a vitrine (9%) também têm grande importância. Além disso, 70% vão pagar à vista e esperam descontos por isso”, lembra a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Entre os que não irão presentear na data, 21,6% alegam fatores econômicos, como falta de dinheiro ou receio em gastar.
Quanto às comemorações, a maior parte dos entrevistados, 51,9%, informam que irão passar o dia em família e preparar uma refeição; 17% pretendem fazer um passeio, além de outros 11,5% que dizem que irão a uma lanchonete ou sorveteria.
Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, ressalta que 86% dos consumidores farão compras presenciais, incluindo 17% que pretendem ir às lojas de bairros. “Então, para os pequenos negócios é um grande momento”.
Para aumentar faturamento e vendas, algumas das estratégias sugeridas são descontos progressivos e ofertas-relâmpago; dispor de condições de pagamento flexíveis para acomodar diferentes perfis de clientes, lembrando que 34% dos consumidores valorizam o parcelamento no cartão de crédito. Diversificar o estoque, levando em conta que brinquedos, roupas e calçados são apontados como itens de preferência nas compras. “É fundamental que as lojas estejam bem abastecidas com esses produtos e ofereçam diversas opções de escolha”. Ter um ambiente acolhedor, em que os pais possam fazer as compras enquanto as crianças se divertem, além de ofertar pequenos brindes, também pode conquistar a clientela.
Confira a pesquisa na íntegra aqui.
A pesquisa ouviu 1980 pessoas entre os dias 19 a 23 de agosto nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.