31.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 25 de novembro, 2024
spot_img

Dia do Doador de Sangue é celebrado no Hemosul com expectativa de aumentar o estoque

Balões em formato de coração e flores recepcionam quem chega ao Hemosul de Campo Grande nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. A decoração especial é apenas uma das novidades para marcar a data, quem passar pelo local para doar sangue também vai receber um lanchinho diferente e outros mimos.

O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. A direção do Hemosul reforçou que os estoques estão baixos, pois nas últimas semanas quase não receberam doadores.

Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. “É pouco para você e muito para quem precisa”, reforça a gerente de Relações Públicas do Hemosul, Mayra Franceschi.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Dia do Doador de Sangue é celebrado no Hemosul com expectativa de aumentar o estoque
(Foto: Bruno Rezende)

“A doação de sangue é um processo que vem da consciência do cidadão. Doar sangue é um dever, pela vida humana. Quando temos empatia, pensamos no outro e nos identificamos com ele, decidimos pelo amor ao próximo, pela solidariedade, pelo agir humano”, disse Mayra.

Entre os critérios para doação de sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg e estar bem alimentado e descansado. Para os menores de idade, é necessário autorização e acompanhamento dos responsáveis legais. Além disso, é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e boas condições de saúde.

No caso de doadores já cadastrados e efetivos, homens podem realizar a doação até 4 vezes ao ano, em um intervalo de 60 dias entre coletas. Já no caso das mulheres, até 3 doações podem ser realizadas no período de 12 meses, com um intervalo de 90 dias.

Horário de funcionamento

Em Campo Grande, três pontos de coleta podem ser encontrados pelo doador: o Hemosul Coordenador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h; Na Santa Casa e no Hospital Regional, o atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 7h e 12h.

Ao todo, a coleta ocorre em 7 cidades sul-mato-grossenses, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Coxim e Corumbá. Informações completas sobre o funcionamento nesses municípios também estão presentes no site do Hemosul, bem como as unidades de armazenamento, distribuição, transfusão ambulatorial e sangria terapêutica.

Fale com a Redação