22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 25 de fevereiro, 2025
spot_img

Dia Mundial do Coração: prevenção e hábitos saudáveis são aliados da longevidade

Em 29 de setembro de 2000, a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation, na sigla em inglês) decretou o Dia Mundial do Coração, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, bem como da adoção de hábitos saudáveis para manter a saúde do coração em dia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no portal “Cardiômetro”, neste ano, no Brasil, mais de 300 mil pessoas faleceram em decorrência de patologias cardiovasculares. O estilo de vida contribui para o agravamento do quadro das doenças do coração.

Hábitos como tabagismo, consumo excessivo de sal e o sedentarismo podem acarretar as patologias cardíacas. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017. A tendência desses números é que o envelhecimento da população acelere de maneira que, em 2031, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. 

  Prevenção em saúde.

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) tem o compromisso de solidificar o modelo preventivo de gestão em saúde, comprometida em incentivar o melhor estilo de vida para os seus beneficiários. Com programas de prevenção como o “Eu me Amo, Eu me Cuido” e a “Cozinha Experimental”, o plano de saúde busca, junto de seus assegurados, a prática dos bons hábitos em saúde para um envelhecimento saudável.

 Ainda, o Centro de Prevenção em Saúde, criado em 2012, em Campo Grande, busca incentivar o costume da saúde preventiva e da medicina humanizada. A estrutura foi cuidadosamente projetada para proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor, que estimule o hábito de cuidar da saúde como um todo e oferecer mais qualidade de vida aos usuários da Cassems e dos seus familiares.

Com atividades como hidroginástica, musculação e Pilates, para beneficiários com mais de 40 anos, os beneficiários de Campo Grande e Dourados já contam com esse cuidado do plano de saúde. Segundo o cardiologista e presidente da Cassems, Ricardo Ayache, alguns cuidados são necessários para uma vida longa, ativa e feliz. “Devemos manter uma alimentação equilibrada e saudável, praticar atividade física, fazer uso moderado de álcool e não fumar. O grande desafio é conscientizar as pessoas de que esses são cuidados a serem tomados ao longo de toda a vida e não apenas quando a doença aparece”.  

Ascom: Sarah Santos

Fale com a Redação