Diretores do Sistema Fiems vão discutir o papel do setor privado na implementação da Rota Bioceânica, que deve gerar oportunidades comerciais a partir da interligação de quatro países sul-americanos. O assunto será tema de um dos painéis do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, evento previsto para ocorrer entre os dias 18 e 20 de fevereiro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Participam do painel o diretor da Fiems e CEO da Amireia Pajoara, João Paulo Piotto, e o diretor de relações internacionais do Sistema Fiems, Aurélio Rolim Rocha. Eles estão ao lado do CEO da REM Industries, João Pimenta Camargo, e do CEO da Cruzeiro do Sul Transportes, Rodrigo Possari. O painel está agendado para a próxima quarta-feira (19/02), às 8 horas.
O seminário integra a programação do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceánico, que irá reunir na capital sul-mato-grossense autoridades regionais brasileiras, argentinas, chilenas e paraguaias. O objetivo é debater as diversas demandas e oportunidades que surgirão com a Rota Bioceânica, projeto que já é tratado por especialistas em logística como o ‘Canal do Panamá brasileiro’.
Os participantes debaterão questões aduaneiras, de infraestrutura, segurança, logística, oportunidades de negócios de comércio exterior e internacional, além do turismo e outras esferas socioeconômicas.
O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e com apoio da Fiems e Sebrae-MS.
Programação resumida do evento
Terça-feira (18/02)
18h – Abertura institucional
Quarta-feira (19/02)
8h – Painel Setor Privado
Mediador: Aurélio Rocha
9h – Painel Infraestrutura
10h30 – Painel Tecnologia e Inovação
12h – Almoço
14h – Painel Alfândega
15h – Painel Impacto Social
16h30 – Apresentação Plan Maestro (BID)
Quinta-feira (20/02)
8h – Apresentação das Atas das Comissões Técnicas Participantes
9h30 – Apresentação da Carta de Campo Grande