De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a divulgação ocorrerá antes do dia 20 de novembro, data prevista em edital. Resultado do exame é usado para acesso ao ensino superior
Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 poderão conferir os gabaritos oficiais das provas antes da data prevista em edital que é 20 de novembro, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana. O resultado final com as notas individuais de cada participante, incluindo a pontuação da redação, será divulgado no dia 13 de janeiro de 2025.
“Vamos antecipar a divulgação oficial do gabarito das provas que está previsto para o dia 20 de novembro. O Inep ainda vai dizer o dia certo da semana, mas vamos antecipar a divulgação oficial do gabarito”, disse o ministro em coletiva de balanço do Enem 2024, na noite deste domingo (10)
Tanto o gabarito oficial quanto o resultado estarão disponíveis na página do participante.
O Enem é uma importante porta de entrada para a educação superior no Brasil, tanto na rede pública quanto privada, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados são usados pelas instituições como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, ressalta a importância do Enem ao ir além do acesso às vagas e ser também critério para a concessão de mecanismos que garantem ao estudante a permanência no ensino superior.
“Muitas universidades e instituições particulares utilizam o Enem para viabilizar o acesso. E todos os mecanismos de financiamento e de concessão de bolsas que o Ministério da Educação trabalha para a educação superior também se baseiam no Enem. Então, não se trata apenas do ingresso, é também um meio de acesso a uma série de benefícios associados à educação superior, mas que tem uma gestão independente do acesso”, afirmou.
Os resultados individuais do Enem ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.