24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 18 de novembro, 2024
spot_img

Douradina recebe atendimento do ‘Ônibus da Saúde’ no dia 21

13/03/2015 16h30

Douradina recebe atendimento do ‘Ônibus da Saúde’ no dia 21

Assessoria

O programa de prevenção da Cassems, “Ônibus da Saúde”, realiza mais uma viagem no dia 21 de março. O município de Douradina, recebe a maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país. O Ônibus é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. A unidade móvel estará estacionada, a partir das 7h30, em frente ao Centro de Saúde Firmo Inácio da Silva, na Rua Domingues da Silva, 1179, esquina com a Rua José Vitorino da Silva.

O objetivo principal do programa é levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso. Um dos focos de prevenção deste programa é o câncer de colo de útero, que quando diagnosticado no início, tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

Viabilizador do programa o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame anualmente”.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

É justamente este motivo que fez com que a professora aposentada Amilda Pereira Ramos, 56 anos, moradora de Naviraí, comemorar a ida do Ônibus a sua cidade. Segundo ela, com os exames bem perto, não há justificativa para ficar sem fazê-los. “É muito bom esse ônibus estar praticamente na porta da minha casa, até por que, na correria do dia a dia, acaba passando batido fazer os exames. Infelizmente, a gente se envolve com outros problemas e se esquece da saúde, a gente só lembra quando dói. Eu mesmo estou há dois anos sem fazer meus exames preventivos, então, o ônibus chegou em uma hora muito boa”, exalta.

Serviço

A unidade móvel estará estacionada, a partir das 7h30, em frente ao Centro de Saúde Firmo Inácio da Silva, na Rua Domingues da Silva, 1179, esquina com a Rua José Vitorino da Silva.

Douradina recebe atendimento do ‘Ônibus da Saúde’ no dia 21

Fale com a Redação