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terça-feira, 15 de abril, 2025
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Dourados abre Semana dos Povos Indígenas com protagonismo das escolas das aldeias

A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia nesta segunda-feira (14), a Semana dos Povos Indígenas, celebração que destaca a rica diversidade cultural das comunidades originárias da região. As atividades remetem ao Dia do Índio, celebrado no sábado, 19 de abril, data instituída em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas.

Organizado pelo Núcleo de Educação Escolar Indígena da Semed em conjunto com as escolas que compõem a educação escolar indígena em Dourados, o evento é marcado pelo protagonismo das escolas indígenas locais, que desempenham um papel fundamental na preservação e promoção das tradições e saberes ancestrais.

As atividades da semana contam com a participação ativa de diversas instituições de ensino, incluindo as escolas municipais indígenas Tengatui Marangatu, Agustinho, Pai Chiquito, Francisco Meireles, Araporã, Ramão Martins, Guateka Marçal de Souza e Lacui Roc Isnarde, localizadas nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.

Todas essas unidades escolares são reconhecidas por iniciativas que integram práticas pedagógicas com a valorização da cultura indígena. Eventos culturais e esportivos são exemplos do compromisso dessas escolas com a educação intercultural.

A programação da Semana dos Povos Indígenas inclui apresentações culturais, competições esportivas, exposições de artesanato, desfiles de beleza e atividades educativas, todas abertas à participação da comunidade.

A iniciativa reforça o papel da educação como instrumento de valorização e preservação das culturas indígenas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente de suas raízes.

A Semana dos Povos Indígenas em Dourados é uma oportunidade para fortalecer os laços entre as comunidades indígenas e a sociedade em geral, promovendo o respeito à diversidade e o reconhecimento da importância dos povos originários na construção da identidade cultural do município.

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