23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 3 de abril, 2025
spot_img

Dourados antecipa vacina contra Influenza e supera expectativas

A campanha de vacinação contra a Influenza em Dourados foi antecipada e já registra grande adesão da população. Com 6.700 doses disponíveis, a imunização está ocorrendo no Pronto Atendimento Médico (PAM) e em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município. A prioridade é imunizar os grupos definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização na prevenção de complicações da gripe. “A vacinação reduz o risco de internações e óbitos, além de proteger a população no período de maior circulação do vírus”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais.

Nos últimos anos, a Influenza causou óbitos em Dourados. Em 2023, foram quatro mortes registradas entre março e maio, com vítimas de 8, 5, 47 e 71 anos. Em 2024, o cenário se repetiu, com quatro óbitos entre abril e maio, atingindo pessoas de 24, 58, 75 e 1 ano.

Dados do Núcleo de Imunização mostram que, em 2023, foram vacinadas 74.493 pessoas, enquanto o público-alvo era de 97.315. Já em 2024, 71.236 pessoas receberam a vacina, com um público-alvo estimado em 114.452. A meta é ampliar a cobertura vacinal e garantir maior proteção à população.

Diante desse quadro, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de adesão à campanha para evitar novas complicações e óbitos. A orientação é que os grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação o quanto antes.

Dourados antecipa vacina contra Influenza e supera expectativas
Seu Neuton, atualizou a caderneta de vacinação no primeiro dia da Campanha. Foto: A. Frota

No primeiro dia da campanha, o aposentado Neuton Raimundo Luiz aproveitou uma consulta no PAM para se imunizar. “Vim para uma consulta com o psiquiatra e aproveitei para atualizar a vacinação”, revelou. “A vacina é uma grande aliada do idoso. Podemos até pegar gripe, mas ela vem mais fraca”, afirmou.

A psicóloga Ana Salete Libório, de 59 anos, também tomou a vacina e destacou a importância da imunização para os profissionais da saúde. “Ficamos vulneráveis com tantos atendimentos, principalmente no outono e inverno, quando os vírus circulam mais”, explicou. “Por isso, me vacinei logo no primeiro dia e amanhã levarei minha mãe ao posto de saúde”, enfatizou. “Essa doença pode ser fatal, precisamos nos cuidar”, alertou.

Fale com a Redação