A cidade de Dourados celebra nesta sexta-feira (20) o 88º aniversário de emancipação política-administrativa. Ao longo dos seus 110 anos de fundação, o segundo maior município de Mato Grosso do Sul se consolidou como um importante polo estudantil, mas também atrai visitantes interessados na cultura indígena, história e turismo de natureza.
Além disso, eventos como a Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados) movimentam a economia e reforçam a relevância da cidade no cenário regional. Seja para explorar tradições locais, contemplar paisagens ou saborear uma culinária única, Dourados oferece uma experiência inesquecível para quem a visita.
Conheça seis atrativos turísticos de Dourados que você não pode deixar de prestigiar ou conhecer quando estiver passando por aquela região:
Parque Antenor Martins
Localizado no Jardim Flórida, o parque é um refúgio verde no meio da cidade. Sua área é de 7.700 m2, possuindo um grande lago onde se realizam campeonatos de pesca. Dispõe de dois campos de futebol, um anfiteatro com capacidade para 400 pessoas e sem cobertura, quatro quadras poliesportivas e duas quadras de areia, sem estrutura especifica, além de um posto policial municipal.
Dispõe ainda de uma pista de caminhada em torno do lago. O parque já abrigou grandes eventos como o Verão Dourados, dentre outros. São 10 banheiros, uma tenda para apresentações e um coreto para pequenos eventos. Foi fundado em 1985 e pertence à Prefeitura Municipal.
Reserva Indígena de Dourados
A maior reserva indígena urbana de Mato Grosso do Sul fica em Dourados, englobada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, com cerca de 13 mil indígenas.
É um local de grande importância cultural. Visitantes podem aprender sobre as tradições e o modo de vida das etnias Guarani-Kaiowá e Terena.
Museu Histórico de Dourados
O Museu Histórico de Dourados – Ilson Boca Venâncio foi criado pelo Decreto nº 102, de 19 de dezembro de 1977, para promover a preservação e a valorização do patrimônio histórico do município.
O museu apresenta artefatos e documentos que contam a história da cidade e da região, oferecendo uma imersão na cultura e no desenvolvimento local. O acervo do museu conta, atualmente, com aproximadamente 5.000 peças catalogadas.
Localizado no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, avenida Marcelino Pires. Horário de visitação: 07h30min até 13h30.
Feira Central de Dourados
Chamada Feira Central “João Totó Câmara”, localizada na Rua Cafelândia, é ponto de encontro para os moradores e turistas.
A feira é famosa pela diversidade gastronômica, que inclui pratos típicos da culinária sul-mato-grossense, como o sobá. Funciona durante todo o sábado e aos domingos até o meio-dia.
Praça Antônio João
Localizada no centro da cidade, a praça é um marco histórico e um espaço para eventos culturais e sociais. É ideal para passeios ao ar livre e momentos de descontração.