26/06/2015 09h30
Dourados cumpre mais uma etapa de melhorias na mobilidade urbana
O prefeito Murilo dá mais um passo na melhoria de setores da mobilidade urbana, dando continuidade ao Projeto de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo de Dourados, com ampliação da frota disponibilizada à população. São 15 novos ônibus que serão colocados a partir de segunda-feira, dia 29, nas mais diversas linhas que cortam a cidade. Além do anúncio da instalação de dois terminais em breve.
A aquisição dos ônibus foi feita pela Medianeira Dourados, concessionária do serviço de transporte coletivo, para atender a exigência do processo licitatório que venceu no mês de abril deste ano para continuar administrando o sistema.
Com os novos veículos, a frota do município passa de 58 para 67 unidades. Além destes, mais quatro ônibus novos serão inclusos na frota a até o final de julho, para atender a Cidade Universitária. Serão veículos maiores que os demais, para suprir a demanda dos estudantes.
Os ônibus novos possuem sistema mais moderno do que o usado na frota atual, são mais silenciosos e confortáveis para o uso da população, e todos adaptados para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. O layout também foi modificado e hoje os ônibus são das cores do município: azul, com detalhes em branco e amarelo.
“Os outros veículos da frota que já vem sendo usados serão todos reformados e vão receber também o novo layout”, explica Ahmad Hassan Gebara, o Mito, diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Dourados.
INTEGRAÇÃO
Os veículos novos também já estão preparados para o uso do Cartão Leve que armazena créditos de passagem. Através deste, o condutor pode fazer a integração, ou seja, mudar de um ônibus para outro em seu trajeto sem precisar pagar uma segunda passagem. O prazo para troca pelo usuário é de 45 minutos, contados a partir do momento que o motorista do primeiro ônibus chega ao fim de sua linha.
O sistema de integração com o uso do cartão que já existia em todos os pontos de ônibus da cidade, desde o dia 15 passou a ser usado no Terminal de Transbordo. “Desde que fizemos essa mudança no Transbordo tivemos só uma ou duas reclamações que chegaram até a gente. Acreditamos que isso seja fruto da adaptação e que logo todos estarão familiarizados ao novo sistema”, relata Gebara.
Ele lembra que uma equipe de fiscalização da Agetran trabalha no Terminal de Transbordo para garantir a eficiência do serviço e pode ser abordada pelos usuários para tirar dúvidas ou em caso de reclamação. Os usuários que porventura pagarem duas passagens ao invés de uma ao fazer a integração, também podem procurar a Medianeira Dourados que serão ressarcidos.
O Cartão Leve pode ser adquirido no transbordo, na rodoviária e na Medianeira. O valor pago pelo item é R$ 5, todo convertido em crédito. “Vale lembrar que a integração só é feita através do uso do cartão, não no caso do pagamento da passagem em dinheiro”, explica o diretor presidente da Agetran.
COMPROMISSO
Tanto a ampliação da frota quanto a implantação do sistema de integração são etapas de um amplo projeto de reestruturação do serviço de transporte coletivo. Esta aos poucos se torna realidade, com planejamento e atitudes, atendendo ao compromisso feito pelo prefeito Murilo de melhorar setores da mobilidade urbana.
Uma das primeiras medidas foi o congelamento da tarifa, que está com o mesmo preço desde 2011. Houve ainda a contratação de uma empresa de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul especializada na área, que venceu processo licitatório e realizou um estudo completo sobre a realidade do transporte coletivo de Dourados em seus mais variados aspectos. A pesquisa foi apresentada à população pelo arquiteto e urbanista Edson Marchioro em agosto de 2013.
Conhecendo a fundo as necessidades do município, o prefeito iniciou as adequações e mudanças. Houve a implantação do sistema de integração nos mais diversos pontos de ônibus da cidade, expandida neste mês para o Terminal de Transbordo.
Foi ainda elaborado um processo licitatório prevendo, entre outros, uma frota mais ampla e melhor estruturada para atender a demanda do município. A Medianeira Dourados venceu a concorrência que também foi aberta a outras empresas em abril deste ano, no entanto, com o contrato nos novos termos que tem provocado mudanças.
“A cidade cresceu e a questão do transporte coletivo precisava ser adequada à realidade atual e é isso que estamos fazendo”, relatou o prefeito Murilo. Segundo ele, o próximo passo no projeto de reestruturação será a implantação de dois terminais nas extremidades da cidade, para melhor distribuir as linhas que hoje tem como ponto central o Terminal de Transbordo.
Também há um estudo em andamento para reestruturação dos pontos de ônibus com instalação de estruturas mais adequadas em toda a cidade. Além disso, as principais vias de fluxo do tráfego, pelas quais passam as linhas, são revitalizadas. Usam o transporte coletivo 25 mil pessoa por dia em Dourados.
Fonte/Portal de Notícias da Prefeitura de Dourados