20.8 C
Campo Grande
sábado, 21 de setembro, 2024
spot_img

Dourados terá mais oito leitos de UTI Neonatal ativados em até duas semanas

O Hospital Evangélico de Dourados deverá ter oito leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ativados dentro de duas semanas. Com isso, a cidade passará a contar com 18 leitos para este público, já que atualmente existem 10 vagas disponíveis no Hospital Universitário (HU). Os custos dessa ampliação serão cobertos pela Prefeitura Municipal, Governo do Estado e União.

A reunião que tratou do assunto aconteceu no Gabinete Itinerante, montado na 56ª Expoagro, na manhã desta terça-feira (17). O prefeito de Dourados, Alan Guedes, junto com o secretário de Saúde, Waldno Lucena, se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, Flávio Britto, e o diretor de regulação de Dourados, Frederico Weissinger.

De acordo com Flávio Britto, a necessidade de se ampliar o número de leitos de UTI neotanal em Dourados é um fato. “Não é uma ordem judicial que vai fazer aparecer toda a infraestrutura para montagem desses leitos. Para isso, estamos montando uma parceria com três entes: os governos municipal, estadual e federal, todos dispostos a solucionar um problema que ainda é um resquício da pandemia”.

Para ele, essa melhoria só é possível com as partes trabalhando em sintonia. “O Governo do Estado é parceiro de Dourados e na Saúde não é diferente. Estarmos aqui hoje é mostra disso”, completou.

Para montagem desses leitos, a parceria com o Hospital Evangélico é necessária, já que não há mais como expandir o serviço no HU, que já conta com dez leitos para esse fim e todos ocupados. “Hoje ainda temos um paciente neonatal aguardando leito, já que conseguimos fazer um remanejamento de leitos dentro do HU nos últimos dias. Entretanto, segundo o último boletim, temos 14 crianças e outras três excedendo. Ou seja, são 17 crianças no total”, explica Frederico Weissinger.

O prefeito Alan Guedes disse que uma dificuldade da saúde será agora resolvida. “Temos que agradecer a disponibilidade do secretário Flávio Britto de vir à Dourados, de vir ao nosso gabinete aqui na Expoagro para a gente resolver os problemas e conseguimos isso. Encontramos um bom termo para o financiamento dos leitos neonatal que serão financiados pelo Estado com a maior parte e cofinanciados pelo Município e pela União. Esse é um problema que é crônico, não apenas para Dourados, mas para a nossa macrorregião, que agora tem solução”, afirmou.

Concluído o acordo, a perspectiva é de que os leitos estejam disponíveis em aproximadamente 15 dias. “Esse é o prazo solicitado pelo Hospital Evangélico para adequar espaço, infraestrutura e equipe para iniciar o atendimento”, explica o secretário Waldno Lucena. “Graças a Deus essa reunião terminou com uma boa solução”, concluiu.

Fale com a Redação