36.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 23 de setembro, 2024
spot_img

Dupla que roubou casa na Capital e torturou vítima com ‘roleta-russa’ é presa

‘Dois homens foram presos pela Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), em Campo Grande, após roubarem uma casa e ameaçar matar a proprietária. Na ação, os criminosos teriam brincado com a vítima de ‘roleta-russa’, girando o tambor do revólver e apertando o gatilho.

A ocorrência foi no último dia 13 deste mês, mas divulgada somente nesta segunda-feira (23) à imprensa, após os dois autores passarem pela audiência de custódia, no sábado (21), e terem as prisões convertidas em preventiva pela Justiça. Um deles, aliás, já cumpria pena no sistema semiaberto.

Segundo a investigação, esse bandido trabalhava em uma empresa durante o dia e dormia no presídio da Gameleira. Entretanto, nos horários de intervalo e almoço, ele aproveitava para monitorar a rotina de casas e planejar os assaltos na companhia de um comparsa, que tinha uma dívida com ele.

No dia 13, eles invadiram a casa de uma mulher de 65 anos no bairro Santa Fé. A dupla rendeu duas funcionárias no momento em que estavam lavando a calçada, no lado de dora do imóvel. Uma dessas mulheres está gestante. Na sequência, os criminosos entram no interior e também surpreendem a dona.

A DERF destaca que os bandidos agiram com violência, fazendo ameaças e até mesmo agredindo as três mulheres, enquanto pediam por dinheiro e objetos de valor. Em determinado momento, apontaram o revólver contra a cabeça da proprietária, colocaram uma única bala, e passaram a girar o tambor e apetar o gatilho como na ‘roleta-russa’.

Na sequência, eles conseguiram subtrair US$ 800,00, além de joias avaliadas em R$ 100 mil, celulares e o veículo da dona. Quando a dupla fugiu, as vítimas conseguiram chamar a polícia e horas depois foi localizado o carro, abandonado no Bairro Giocondo Orsi. Imagens de câmeras de videomonitoramento foram usadas para identificar os criminosos.

A Derf fez uma série de diligências até que no dia 19 um acabou localizado e preso no momento em que tentava fugir para Cuiabá (MT). Segundo as informações, ele tem 20 anos e acumula passagem por tráfico de drogas. Questionado, confessou o crime e alegou que só aceitou porque tinha uma dívida com o comparsa.

A partir da prisão do primeiro, foi possível chegar ao segundo envolvido. A Derf descobriu que era um rapaz que cumpria a pena no sistema semiaberto e que trabalhava durante o dia mediante convênio com o sistema penitenciário. Na última sexta-feira (20), ele foi preso no local de trabalho.

Com ele, foi apreendida uma considerável quantia de dinheiro, proveniente da venda das joias, além disso, os policiais recuperaram um dos celulares roubados. O revólver usado no crime, calibre 357, teria sido vendido e, com o dinheiro, o bandido comprou outra arma, de calibre 9mm. Ele ainda detalhou que estava prestes a cometer outro roubo no bairro.

Os dois autores foram presos em flagrante pela prática de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo e concurso de agentes e, também, por tortura qualificada em razão de ter sido praticada contra idoso. As investigações continuam com o intuito de recuperar as joias roubadas e apreender a arma de fogo utilizada no crime.

Fale com a Redação