Se você tem o sonho de entrar para a Polícia Federal, saiba que o edital deve ser publicado até o final do mês de agosto deste ano pelo Governo Federal. Nesta sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para a realização do certame, que deve ofertar pelo menos 1 mil vagas, contemplando toda a estrutura da instituição.
A publicação destaca que serão 120 vagas para cargos de delegado de polícia federal; 69 vagas para cargos de perito criminal federal; 630 vagas para cargos de agente de polícia federal; 160 vagas para cargos de escrivão de polícia federal; e 21 vagas para cargos de papiloscopista policial federal.
Além das provas objetivas e discursivas, a seleção contou com:
- Exame de aptidão física;
- Avaliação médica e psicológica;
- Prova oral e prova de digitação para os cargos de delegado e escrivão, respectivamente;
- Avaliação de título;
- Investigação social.
O processo seletivo já havia sido anunciado pelo governo federal em janeiro, quando foram divulgadas a oferta de mil vagas em 2025 e mais mil em 2026. Na época, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que as novas contratações vão ajudar a PF a aprimorar o trabalho de combate ao crime organizado.
A ministra da gestão, Esther Dweck, informou que apesar da autorização concedida neste momento, a nomeação dos aprovados deverá ocorrer apenas no final do ano. Além disso, em dezembro de 2024, foi autorizada a realização de outro concurso público para preencher 192 vagas para o Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF).
O último concurso da PF aconteceu em 2021, quando foram preenchidas 1.500 vagas para delegado, escrivão, papiloscopista e agente. Na época, o processo seletivo foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).