Eleito por unanimidade em chapa única nesta sexta-feira (7), José Eduardo Duenhas Monreal, assumirá a presidência no dia 10 de março
A partir do dia 10 de março o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) tem um novo presidente para o triênio 2025-2027. Eleito por unanimidade em chapa única nesta sexta-feira (7), José Eduardo Duenhas Monreal, assumirá a presidência da entidade com o compromisso de continuar fortalecendo os produtores rurais e representando o setor agropecuário junto ao poder público e à sociedade. Ele sucederá o atual presidente, Alessandro Oliva Coelho.
Natural de Mirandópolis (SP), Monreal chegou ao Mato Grosso do Sul em 1988, já engenheiro agrônomo. Desde então, construiu uma sólida trajetória no agronegócio, trabalhando na antiga Empaer, atual Agraer, como extensionista rural e desenvolvendo projetos de irrigação e nutrição animal. No campo, sua produção se concentra na pecuária de corte e na cana-de-açúcar, em sua propriedade no município de Deodápolis.
A relação do agrônomo com o Sindicato Rural começou há 18 anos, quando percebeu a importância da entidade no apoio aos produtores, especialmente os de médio porte. “O Sindicato dá muito suporte aos produtores. Me associei, passei a participar das reuniões, dos cursos e treinamentos, e com o tempo fui me envolvendo mais, tanto ajudando a entidade como buscando informações e representatividade”, lembra.
Nos últimos anos, Monreal esteve diretamente envolvido nas gestões anteriores do Sindicato, contribuindo para a construção de pautas essenciais para o setor. À frente da entidade, ele pretende dar continuidade a esse trabalho coletivo. “Estamos seguindo um caminho já construído, reforçando a importância da agropecuária e lutando por investimentos, inovação e melhores condições para o produtor”.
A diretoria eleita já traçou um plano de ação voltado para infraestrutura, acesso à informação e fortalecimento da representatividade do setor. Entre as pautas prioritárias estão a melhoria dos serviços de energia elétrica e das estradas rurais, além da ampliação da assistência técnica e do fornecimento de informações de mercado, garantindo maior rentabilidade aos produtores.
“A logística precisa melhorar para que os produtores tenham mais eficiência. Além disso, vamos trabalhar para que o produtor tenha acesso a informações sobre preços e negociação, garantindo planejamento e resultados financeiros mais positivos”, explica Monreal.
Ele também destaca o crescimento de novas cadeias produtivas no estado, como a silvicultura, a produção de laranja e amendoim, além do avanço da suinocultura, que tem atraído cooperativas e empresas para Mato Grosso do Sul. “O Sindicato continuará apoiando os produtores na adaptação a essas novas oportunidades e na busca por maior competitividade”.
A continuidade dos projetos da entidade também está entre as prioridades da gestão, incluindo os tradicionais encontros do Café da Manhã, que promovem debates mensais sobre temas estratégicos para o agro. Outro destaque é a realização do Interagro 2025, marcado para junho, que promete reunir produtores, especialistas e empresas no Espaço Comitiva Eventos, recentemente reformado.
Segundo ele, o Sindicato também manterá suas parcerias estratégicas com o Governo do Estado, prefeituras e entidades como Famasul, Senar/MS e ASUMAS, garantindo a oferta de cursos de capacitação e a formação de mão de obra qualificada para o setor. “O número de alunos cresce a cada ano, e muitos saem dos cursos já empregados. Isso é fundamental para o desenvolvimento do agro”, ressalta Monreal.
O futuro presidente destaca a evolução do Sindicato ao longo dos anos e sua crescente importância na defesa dos interesses dos produtores rurais. “O Sindicato evoluiu bastante como uma instituição que realmente representa os produtores. Hoje temos assistência jurídica, técnica e convênios de saúde, além de um número crescente de associados. Esse é o caminho para garantir que o produtor tenha voz e força junto às instâncias de decisão”, afirma.
Por fim, Monreal deixa uma mensagem de compromisso e trabalho para os produtores rurais da região. “Podem esperar muita dedicação para que toda a classe e a sociedade compreendam a importância do agronegócio. Pequenos, médios e grandes produtores são parte desse setor essencial para a economia e a segurança alimentar. Nosso papel é garantir que todos tenham oportunidades para crescer e prosperar”.
Confira a lista completa da diretoria eleita para o triênio 2025-2028
DIRETORIA SRCG 2025-2028
Presidente
José Eduardo Duenhas Monreal
1º Vice-presidente
Luiz Felipe Orro
2º Vice-presidente
Elezia Moraes Machado
1º Secretário
Giulian Rios
2º Secretário
Ronan Rinaldi Salgueiro
1º Tesoureiro
Huang Jean Poll
2º Tesoureiro
Alessandro O. Coelho
Suplentes
Marisa Correa Machado H. Koin
Carlos Henrique de Oliveira
Cláudia V. Novaes G. de Carvalho
Gustavo Nunes Saladino
Lucas Ingold
Vicente Coelho
Airton Rui C. Fernandes
Conselho Fiscal Efetivo
Antônio de M. Ribeiro Neto
Laucídio Coelho Neto
José Lemos Monteiro
Conselho Fiscal Suplente
Pedro de S. Junqueira Netto
Armando Luiz Nocera
Roberto F. Coelho
Delegados
José Eduardo D. Monreal (Efetivo)
Wilson Igi (Efetivo)
Rodolfo Vaz de Carvalho (Suplente)
Ruy Fachini Filho (Suplente)