O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento “Exame Superagro”, realizado na tarde desta segunda-feira (31), na Famasul, em Campo Grande. Na oportunidade, ele disse que transição energética, segurança alimentar e sustentabilidade são três grandes oportunidades para Mato Grosso do Sul.
“É uma grande oportunidade estarmos inseridos, por competitividade e possibilidades. Com o posicionamento do Estado nesta área, voltamos a atenção para infraestrutura e logística, incentivos tributários, regulação do setor”, declarou ele, que foi entrevistado pelo editor de macroeconomia da Revista Exame, Luciano Pádua.
Durante a fala, Riedel citou que Mato Grosso do Sul é o quarto maior produtor de etanol proveniente da cana-de-açúcar e o segundo maior produtor de etanol de milho, no território nacional, além de estar prestes a conquistar a segunda posição nacional de maior produtor de biocombustíveis.
“Nós estamos com três usinas em operação de etanol de milho e temos mais três anunciadas. É uma realidade, e está dando resultado, com todas as vantagens. O setor vem se reinventando e passando por uma transformação”, afirmou o governador, no painel “MS na vanguarda dos biocombustíveis: cenários e estratégias para o futuro”.
Ele também falou sobre o Programa MS Indústria, que estimula a transformação dos produtos primários e recursos naturais, além da expansão da base produtiva industrial e sua interiorização, e incentiva a instalação de novas indústrias detentoras de tecnologias avançadas.
Mato Grosso do Sul tem a menor alíquota modal geral de ICMS do país, de 17%, o que também contribui para a atração de investimentos. “Mantivemos a alíquota geral de 17%. E hoje somos o estado que mais investe, no Brasil, a sua receita corrente líquida, e tudo isso faz com o que o ambiente de negócios seja extremamente favorável”, finalizou.
O Exame Superagro reúne os maiores nomes do agronegócio brasileiro para discutir temas de relevância e profundidade para o setor. Em 2024, foi a primeira vez que o Exame Superagro saiu de São Paulo e foi realizado em Cuiabá (MT). Para 2025, o objetivo é seguir levando os debates para as principais cidades que impulsionam esse mercado.