20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

Eduardo Riedel vai discursar sobre ‘governança climática multinível’ em evento do G20

Os planos para atingir a meta de Mato Grosso do Sul se tornar um Estado Carbono Neutro até 2030 serão apresentados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) na U20 (Urban 20), evento que íntegra a programação da Cúpula dos Líderes do G20, grupo que reúne os 20 países mais ricos do mundo, que acontece no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo as informações, o chefe do Executivo Estadual deve ser o único governador brasileiro a fazer uso da palavra durante o evento, segundo a Secretaria da Presidência da República. Entre as presenças confirmadas estão o presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês Xi Jinping.

Pela programação, Riedel deve discursar às 15 horas da sexta-feira (15). O painel terá o tema: “Comprometendo-se com a ação: a abordagem brasileira para uma governança climática multinível”. Mato Grosso do Sul abriga a maior parte do Pantanal, bioma que vem sofrendo nos últimos anos com as mudanças climáticas.

A fala de Riedel vai marcar a abertura do U20 (Urban 20), evento que abre as ações do G20 no Brasil. O ápice do G20 acontece na reunião da Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM). A agenda da Cúpula inclui na mesa de discussões temas como inclusão social e transições energéticas, entre outros.

O governador deve citar a 1ª Lei do Pantanal, a meta de tornar MS o primeiro Estado brasileiro a ser carbono neutro até 2030, além do pagamento por serviços ambientais e a criação de um fundo clima que permita atração de recursos internacionais para conservação e preservação.

Fale com a Redação