22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de outubro, 2024
spot_img

Eleições 2024: horário gratuito do 2º turno começou hoje e segue até dia 25

Adriane Lopes comemora 1º lugar, enquanto Rose Modesto critica gestão

Começou nesta sexta-feira (11), o horário eleitoral gratuito, 2º turno, no rádio e na televisão em Campo Grande, para o cargo de prefeito. A propaganda das duas candidatas à prefeitura da Capital, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) resumiram em agradecimento ao primeiro lugar no primeiro turno e críticas à gestão da atual prefeita, respectivamente.

O horário reservado para o programa eleitoral – que acontece uma vez no fim da manhã e outra a noite diariamente – terá 10 minutos cada edição, sendo 5 minutos para cada coligação.

A propaganda iniciou, neste primeiro dia, com a coligação de Adriane Lopes que ficou em 1º lugar no 1º turno, mas logo em seguida haverá uma alternância a cada programação.

Qual a pauta neste primeiro dia?

Adriane celebrou a conquista de 140.913 votos válidos, garantindo sua liderança no pleito. “O dia 6 de outubro de 2024 ficará para sempre marcado. Diante da urna, passa um filme em nossa cabeça”, disse a candidata. A prefeita destacou que o primeiro turno foi caracterizado por uma campanha limpa e propositiva.

As imagens mostraram momentos do dia da eleição de Adriane, desde sua votação na Escola Municipal Virgílio Alves de Campos, no bairro Mata do Jacinto, até a apuração dos votos ao lado da família, com direito a um abraço da senadora Tereza Cristina (PP), uma das principais apoiadoras da campanha, e a celebração no comitê com aliados.

Adriane fez questão de mencionar a importância de Tereza Cristina em sua vitória no primeiro turno. “É a confirmação de tudo em que acreditávamos. Parabéns, parabéns, parabéns”, declarou a senadora.

A prefeita também agradeceu a Deus, à sua equipe e à população, que a acolheu durante a campanha. Ao finalizar, afirmou que tem sentido um crescente apoio popular após o primeiro turno e convidou os eleitores de Campo Grande a se unirem à sua caminhada e conhecerem suas propostas.

Por outro lado, Rose voltou ao horário eleitoral com críticas à atual gestão. “Provamos que é impossível parar a força do povo, que a verdade sempre vence qualquer mentira e que chegou a hora de mudar a vida das pessoas”, disse ela, prometendo honrar os 131.525 votos que recebeu no primeiro turno.

Com uma longa trajetória política, Rose relembrou sua atuação desde que foi eleita vereadora em 2008, destacando legislações como a Lei do Botão do Pânico e o Bolsa Universitária. Ela também citou sua atuação como vice-governadora e deputada federal, mencionando a criação da lei que aumenta a pena para feminicídio e seu apoio à aprovação do piso salarial da enfermagem. Além disso, destacou seu trabalho à frente da Sudeco, afirmando ter sido responsável por destinar investimentos para o Estado e para Campo Grande.

“Tenho experiência e sei como resolver os problemas. Conheço os caminhos para buscar os investimentos que nossa capital precisa. Sempre entreguei resultados por onde passei”, afirmou.

Na reta final do programa, Rose intensificou as críticas à gestão de Adriane, mostrando depoimentos de moradores reclamando da falta de medicamentos na rede pública, escassez de vagas nas escolas e o impacto das obras paralisadas. Imagens de ônibus lotados e dos estragos causados pela chuva da última quarta-feira (9) reforçaram o pedido de “oportunidade” no dia 27 de outubro. “Chega de desculpas esfarrapadas de quem se faz de vítima. É hora de colocar a mão na massa, ir até o problema e resolvê-lo”, concluiu.

Enquete

Com início do 2º turno, em Campo Grande, o EnfoqueMS abriu enquete para saber se você leitor já definiu seu voto para o próximo dia 27 de outubro. Participe!

Você já definiu seu voto para 2º turno, em Campo Grande?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Eleições 2024

O segundo turno das eleições 2024 será realizado em 27 de outubro.

No 1º turno, realizado neste domingo (6), Adriane Lopes conquistou 140.913 votos, 31,67% dos votos válidos (dados a todos os candidatos). Rose Modesto obteve 131.525 votos, 29,56%. Esses dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Resultado do 1º turno em Campo Grande nas eleições 2024:

  • Adriane Lopes (PP): 140.913 votos, 31,67% dos votos válidos
  • Rose Modesto (UNIÃO): 131.525 votos, 29,56% dos votos válidos
  • Beto Pereira (PSDB): 115.516 votos, 25,96% dos votos válidos
  • Camila Jara (PT): 41.966 votos, 9,43% dos votos válidos
  • Beto Figueiró (NOVO): 10.885 votos, 2,45% dos votos válidos
  • Luso de Queiroz (PSOL): 3.108 votos, 0,70% dos votos válidos
  • Ubirajara Martins (DC): 1.067 votos, 0,24% dos votos válidos

A eleição em Campo Grande teve 481.399 votos totais, o que inclui 16.968 votos brancos, 3,52% dos votos totais, e 19.451 votos nulos, 4,04%.

A abstenção foi de 164.799 eleitores, 25,50% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

Fale com a Redação