24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de outubro, 2024
spot_img

Eleitores que não votaram no primeiro turno podem participar do segundo

Segundo turno está agendado para o dia 27 de outubro, quando eleitores de 52 municípios voltarão às urnas

Os eleitores que estavam aptos a votar, mas não compareceram ao primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizado em 6 de outubro, ainda podem participar do segundo turno. A Justiça Eleitoral considera cada turno como uma votação independente, o que significa que a ausência no primeiro turno não impede a participação na segunda fase.

O segundo turno está marcado para 27 de outubro, quando eleitores de 52 municípios, incluindo 15 capitais como Campo Grande, voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos, que ocuparão os cargos entre 2025 e 2028.

No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos maiores de 18 anos. No entanto, é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e analfabetos.

Justificativa de Ausência

Eleitores que não votaram no primeiro turno e não justificaram a ausência no dia da eleição têm até 5 de dezembro para regularizar sua situação. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos portais da Justiça Eleitoral.

Para justificar, é necessário anexar documentos que comprovem a impossibilidade de votar, como bilhetes de passagem, cartões de embarque ou atestados médicos.

Caso o eleitor não tenha acesso aos meios online, ele pode comparecer a um cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor em seu estado para fazer a justificativa pessoalmente, apresentando os documentos necessários.

Fale com a Redação