Atualmente com 192 guardas municipais, a Guarda Municipal de Dourados (GMD) é uma instituição que atua na segurança pública, protegendo a população, os bens e serviços públicos. E, neste início de ano, intensificou as atividades e desenvolveu ações de prevenção, orientação e proteção da sociedade. Os 100 primeiros dias da gestão Marçal Filho foram marcados pela mudança considerável na forma de atuação da Guarda Municipal, que intensificou o patrulhamento em praças e parques, ampliou a ronda escolar e está mais presente na segurança dos órgãos públicos municipais.
A Guarda Municipal de Dourados é constituída de cinco diretorias (Operacional, Ambiental, de Ensino, de Trânsito e Administrativa) e uma Corregedoria. O Departamento Operacional tem realizado diversas ações, tanto no ambiente interno da corporação, como no município de forma geral, principalmente através da Central de Comunicação, que atende as solicitações da população por meio do seu telefone de emergência 153 e 199 e, inclusive, realizou reuniões com as secretarias municipais para padronização do acionamento de emergência.
Foram empenhadas um total de 4.193 solicitações, sendo que os principais locais de ocorrências são as repartições públicas municipais, como postos de saúde, praças e parques e a própria via urbana. Esse departamento realizou o aumento do efetivo das rondas escolares, dobrando o números de servidores que atuam especificamente realizando o trabalho preventivo, de orientação e de palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares do município.
A Guarda Municipal Ambiental possui uma equipe formada e treinada para promover a proteção do meio ambiente no município de Dourados, atuando em colaboração com o Instituto de Meio Ambiente (Imam), Policia Militar Ambiental, Imasul, Ibama, Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Fiscalização de Posturas, Obras, Vigilância Sanitária, dentre outros.
Foram confeccionados pela GMA 214 boletins de atendimentos ambientais, sendo lavrados 44 laudos de constatação, 44 notificações e 19 autos de infração. Também realizou o mapeamento de localização e o encaminhamento para a criação de um Eco Ponto no Distrito de Itahum, como forma de evitar o descarte irregular de lixo e contribuir para a limpeza urbana.
A Diretoria de Ensino ampliou o Projeto de Atividade Física, com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde física e mental dos servidores, aumentando de quatro para 13 os locais de realização das atividades e conta hoje com 74 membros ativos. Este departamento promoveu diversas palestras em várias instituições do município, abordando os mais variados temas, como violência sexual, bullying, prevenção às drogas, segurança no trânsito e meio ambiente e sustentabilidade.
A Diretoria de Trânsito fez o lançamento da Campanha Trânsito Seguro 2025, que tem como objetivo promover a segurança do trânsito e fortalecer a conscientização sobre práticas seguras na via. Como parte da primeira ação da Campanha, realizou uma blitz educativa na Praça Antônio João, com entrega de panfletos e fez uma reunião com os líderes dos grupos de moto-entregadores, com foco na diminuição de acidentes e no uso de práticas que podem salvar vidas.
A Diretoria Administrativa está realizando o planejamento operacional e logístico para implementação da Patrulha Maria da Penha, que será composta e coordenada por servidores municipais efetivos da Guarda Municipal. Realizou a renovação do convênio com a Patrulha Mirim, com aporte de R$ 270.000,00, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de dezenas de crianças e adolescentes com faixa etária entre 9 a 16 anos. Também está em fase final de adequações, o Projeto de Videomonitoramento, que visa a implantação de uma sala de controle com sistema capaz de fazer o monitoramento através de câmeras dos prédios e praças públicas de Dourados, no valor de R$ 1.090.000,00.
A GMD conta com uma Corregedoria e Ouvidoria, que objetiva promover a integridade da administração, prevenir e reprimir irregularidades com a responsabilização de seus agentes, de forma a garantir o cumprimento de regras e da legislação. Até a presente data foram realizadas 12 apurações preliminares, das quais apenas três se tornaram processos administrativos disciplinares.
O comandante Jamil da Costa Matos, em nome de toda a corporação, agradeceu destaca o apoio que tem recebido da administração municipal no desenvolvimento de suas atividades nos primeiros 100 dias de gestão. E aproveitou para convidar o prefeito Marçal Filho para uma agenda na sede da instituição, onde será apresentado o detalhamento do Sistema Sinesp/Cad, que concentra todo o banco de dados da instituição.