Foi assinada na tarde dessa terça-feira (30) a ficha de filiação ao PL da Coronel da Polícia Militar, Neidy Centurião. Ele será oficializada amanhã (31), durante a convenção do partido, como pré-candidata a vice-prefeita na chapa que será encabeçada por Beto Pereira (PSDB).
Conforme fontes próximas à Coronel, ela foi até Brasília (DF) para a assinatura de filiação ao lado do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A expectativa era de que um vídeo fosse divulgado envolvendo os dois e oficializando o ato, o que ainda não aconteceu.
Na segunda-feira (29), ela esteve em um evento promovido pela equipe de campanha de Beto Pereira e desfilou ao lado dele, já em clima eleitoral. Procurada pela reportagem, Neidy Centurião não deu retorno até o momento.
Neidy não estava filiada a partido algum. De acordo com preceitos da Constituição, o militar é elegível se contar menos de 10 anos de serviço, também é preciso estar afastado da atividade por demissão ou licenciamento.
O militar que exerce função de comando deve pedir a desincompatibilização no prazo legal. Já o militar que não exerce função de comando deve se afastar da atividade ou ser agregado até a data do pedido de registro de candidatura.
Para se candidatar, o militar deverá estar filiado ao partido político até a data do pedido de registro de candidatura.
Neidy Centurião é reconhecida por ter sido a primeira mulher a se tornar Coronel na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). Engana-se quem pensa ser nova na política, inclusive, é suplente de deputado federal. Em 2022, somou 10.972 votos pelo PSDB.
Natural de Coxim, se mudou com a família para Costa Rica ainda quando era criança, onde concluiu o ensino médio e ingressou na corporação aos 17 anos. Ela é casada e mãe de dois filhos.