Em maio de 2025, quatro cidades de Mato Grosso do Sul receberão as Capacitações da Cultura da Mandioca, uma série de eventos voltados ao fortalecimento da produção sustentável e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca no estado. A iniciativa tem como público-alvo produtores rurais, estudantes, professores, comunidades indígenas, quilombolas e assentados.
Promovidas pela Embrapa Agropecuária Oeste, com apoio de diversos órgãos e entidades, as capacitações vão abordar temas como manejo integrado de pragas, novas cultivares, sistemas de produção e estratégias para ampliar a produtividade com responsabilidade ambiental e inclusão social.
A programação começa no dia 6 de maio (terça-feira), em Itaporã, com um Dia de Campo sobre “Sistema de Produção de Mandioca de Mesa”. O evento será realizado no Sítio Chico Teles, com foco em produtores da Grande Dourados, e contará com a participação do produtor Douglas Pellin, que compartilhará suas experiências práticas. As inscrições são gratuitas: https://bit.ly/422uxDE.
Na quarta-feira, 7 de maio, a cidade de Jaraguari sediará o Curso de Manejo Integrado de Pragas e Sistemas de Produção de Mandioca – Novas Cultivares, voltado a comunidades quilombolas das Furnas do Dionísio e Boa Sorte, além de produtores de Jaraguari, Campo Grande e Bandeirantes. O evento ocorrerá na Associação do Quilombo das Furnas do Dionísio e inclui um Dia de Campo à tarde, com foco em cultivares adaptadas às necessidades locais. Inscreva-se em: https://bit.ly/4jshgu0.
No dia 8 de maio (quinta-feira), será a vez de Aquidauana receber o Curso sobre a Cultura da Mandioca, realizado na Câmara Municipal, com participação de representantes das Prefeituras de Anastácio e Aquidauana, da Coopaer e da Funai. O curso é aberto a diversos públicos, incluindo estudantes, professores, assentados e comunidades indígenas. Inscrições: https://bit.ly/3YfdCeX.
Encerrando a programação, o curso “Produção Sustentável de Mandioca em Territórios Indígenas do Pantanal” será realizado no dia 9 de maio (sexta-feira), na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda. A atividade contará com cantos e rituais Terena, trocas de saberes, palestras técnicas e discussões sobre cultivos tradicionais e novas práticas. Para participar, inscreva-se em: https://bit.ly/3E2E2JY.
Todos os eventos são promovidos pela Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com a Agraer, Seaf, Semadesc, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério dos Povos Indígenas e Ministério da Agricultura e Pecuária.
As capacitações contam com a participação de especialistas como Auro Akio Otsubo, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, e os pesquisadores Rudiney Ringenberg e Marco Antônio Sedrez Rangel, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.