20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de abril, 2025
spot_img

Em maio, capacitações sobre cultura da mandioca chegam a 4 cidades de MS

Em maio de 2025, quatro cidades de Mato Grosso do Sul receberão as Capacitações da Cultura da Mandioca, uma série de eventos voltados ao fortalecimento da produção sustentável e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca no estado. A iniciativa tem como público-alvo produtores rurais, estudantes, professores, comunidades indígenas, quilombolas e assentados.

Promovidas pela Embrapa Agropecuária Oeste, com apoio de diversos órgãos e entidades, as capacitações vão abordar temas como manejo integrado de pragas, novas cultivares, sistemas de produção e estratégias para ampliar a produtividade com responsabilidade ambiental e inclusão social.

A programação começa no dia 6 de maio (terça-feira), em Itaporã, com um Dia de Campo sobre “Sistema de Produção de Mandioca de Mesa”. O evento será realizado no Sítio Chico Teles, com foco em produtores da Grande Dourados, e contará com a participação do produtor Douglas Pellin, que compartilhará suas experiências práticas. As inscrições são gratuitas: https://bit.ly/422uxDE.

Na quarta-feira, 7 de maio, a cidade de Jaraguari sediará o Curso de Manejo Integrado de Pragas e Sistemas de Produção de Mandioca – Novas Cultivares, voltado a comunidades quilombolas das Furnas do Dionísio e Boa Sorte, além de produtores de Jaraguari, Campo Grande e Bandeirantes. O evento ocorrerá na Associação do Quilombo das Furnas do Dionísio e inclui um Dia de Campo à tarde, com foco em cultivares adaptadas às necessidades locais. Inscreva-se em: https://bit.ly/4jshgu0.

No dia 8 de maio (quinta-feira), será a vez de Aquidauana receber o Curso sobre a Cultura da Mandioca, realizado na Câmara Municipal, com participação de representantes das Prefeituras de Anastácio e Aquidauana, da Coopaer e da Funai. O curso é aberto a diversos públicos, incluindo estudantes, professores, assentados e comunidades indígenas. Inscrições: https://bit.ly/3YfdCeX.

Encerrando a programação, o curso “Produção Sustentável de Mandioca em Territórios Indígenas do Pantanal” será realizado no dia 9 de maio (sexta-feira), na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda. A atividade contará com cantos e rituais Terena, trocas de saberes, palestras técnicas e discussões sobre cultivos tradicionais e novas práticas. Para participar, inscreva-se em: https://bit.ly/3E2E2JY.

Todos os eventos são promovidos pela Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com a Agraer, Seaf, Semadesc, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério dos Povos Indígenas e Ministério da Agricultura e Pecuária.

As capacitações contam com a participação de especialistas como Auro Akio Otsubo, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, e os pesquisadores Rudiney Ringenberg e Marco Antônio Sedrez Rangel, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Fale com a Redação