24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 16 de setembro, 2024
spot_img

Em MS, baixa umidade traz grande perigo neste domingo, diz Inmet

Fenômeno aumenta risco de incêndios florestais e problemas de saúde

O mês de setembro começa com alerta para riscos decorrentes da baixa umidade em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido para este domingo (1º), aponta para umidade relativa do ar abaixo, com grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

São três avisos do Inmet para o Estado. No primeiro alerta amarelo, prevê grande parte de MS, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Já o segundo, em cor laranja, com índices entre 20% e 12%, atinge as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas. O último, classificado em grande perigo, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%. em Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência e Paranaíba.

Em MS, baixa umidade traz grande perigo neste domingo, diz Inmet

A orientação é para que as pessoas mantenham a hidratação corporal bebendo bastante líquido. Deve-se evitar atividades físicas no tempo seco, principalmente ao ar livre. Recomenda-se evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como o uso de hidratante para pele e umidificador de ambientes.

+ Fumaça da Amazônia e países vizinhos volta a atingir o Estado

O alerta do Inmet é o prenúncio de uma nova onda de calor atingirá o Mato Grosso do Sul nesta semana. A previsão do instituto é para elevação das temperaturas, de pelo menos 5ºC acima da média, baixa umidade e manutenção da estiagem.

O tempo quente e seco favorece o surgimento de focos de queimada, que tem causado enorme preocupação e mobilizado autoridades ao longo das últimas semanas, em especial na região pantaneira do Estado.

Fale com a Redação