24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025
spot_img

Em MS, quase 30 mil adolescentes já emitiram o título do eleitor e poderão votar pela 1ª vez este ano

Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) apontam que, até agora, 29,9 mil adolescentes, na faixa dos 16 aos 18 anos de idade, solicitaram a emissão do primeiro título de eleitor em todo o Estado e poderão participar da eleição de logo mais pela primeira vez. Conforme o calendário eleitoral, esses novos eleitores têm até o dia 04 de maio para pediram o documento.

Apenas no último mÊs de fevereiro foram registrados pelo TRE/MS 7,483 mil pedidos de títulos de eleitor. A quantidade é celebrada pela Justiça Eleitoral, que vê o público jovem cada vez mais envolvido com a política. O voto só é obrigatório a partir dos 18 anos de idade, antes disso, é facultativo.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que existem em Mato Grosso do Sul 82.929 pessoas na faixa etária dos 16 aos 18 anos e que já podem emitir o Título Eleitoral.

Passo a passo para tirar o título

Para emitir de maneira on-line a primeira via do título eleitoral, basta acessar o sistema Título Net. Prepare o celular, pois você vai precisar dele para tirar selfie e comprovar a identidade.

Depois de confirmar o estado em que mora, você será redirecionado para a página seguinte, que indica os documentos que deverá ter em mãos para dar andamento à solicitação. São eles: fotografia segurando um documento oficial de identificação brasileiro; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

Depois, é só informar os dados de identificação. No menu “Título de eleitor”, busque pela opção “Não tenho”, preencha os campos indicados pelo sistema e siga para a próxima tela. Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema. É nessa fase que pessoas transexuais ou travestis poderão indicar se desejam utilizar o nome social no título de eleitor.

Acompanhe o requerimento

Completadas as etapas anteriores, você deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Após o processamento dos dados, se não houver qualquer pendência, é só baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento, dispensando-se o título em papel. O download do app é gratuito e pode ser feito na Google Play e na App Store. O aplicativo funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.

Fale com a Redação