Entender a fundo como a internet torna-se um reforço para empreendedores de Corumbá e Ladário ganharem visibilidade, mais clientes e ampliarem as vendas foi o foco de evento do Circuito Sebrae Conexões Regionais realizado no Centro Sebrae Pantanal, nessa terça-feira (24) à noite. A especialista em marketing digital Paula Tebett realizou uma troca de experiências com cerca de 100 pessoas que participaram da palestra. Na data, ela apresentou técnicas, deu dicas e chegou a conversar individualmente com dezenas de participantes.
A analista-técnica do Sebrae/MS, Larissa Moraes, ressaltou que os exemplos apresentados no evento contribuíram para que os empreendedores presentes pudessem ter novas ideias. “O marketing digital, o uso das redes sociais e como elas podem ser um aliadas dos negócios pantaneiros é uma grande demanda que nós temos aqui no Centro Sebrae Pantanal. A Paula Tebett veio com uma proposta de mostrar na prática o que pode ser feito e experimentado, isso soma muito”, destacou.
Com mais de uma década de experiência no mercado digital, Paula Tebett é jornalista e tem um trabalho dedicado a produzir conteúdo estratégico voltado para fortalecer marcas e produtos. “Eu vejo que as pessoas pegam muita informação e, às vezes, a gente fica perdido em qual estratégia usar. Por onde começar, quais os erros não devo cometer. Organizei esse bate-papo aqui no Pantanal para mostrar a prática, para tentar ajudar o empreendedor a enxergar como ele pode alcançar um bom resultado. A estratégia é muito importante e a gente falou muito disso”, expôs.
Durante quase duas horas de evento, a especialista em marketing digital apresentou detalhes sobre o Google Meu Negócio e como preencher dados que podem fazer a diferença nos algoritmos e ampliar o alcance do conteúdo produzido pelo empreendedor, tornando-o mais conhecido na internet. Ela deu exemplos de como traçar objetivos específicos, quais pesos utilizar para definir uma estratégia, além de apresentar sites e ferramentas que podem auxiliar nesse processo.
Em meio a curiosidades e exemplos, os empreendedores puderam trocar experiências e esclarecer dúvidas com a palestrante. Para quem participou do evento como o empresário Douglas Tavares, dono de um negócio de estética para carros, o conteúdo apresentado ajudou a identificar pontos de melhoria na forma como ele se apresenta nas redes sociais. “Essa foi a palestra certa para mim. Vi que estou fazendo várias coisas certas, como o uso de hashtags, criar um conteúdo, mas ainda tinha umas barreiras. Aqui descobri algumas estratégias para fazer. Uma delas é que vou aparecer mais para mostrar a qualidade do meu serviço”, pontuou.
Simeia Marçal de Souza Freitas é empreendedora em Corumbá com a empresa Madesul, no ramo de construção, e a franquia Avatim, em sociedade, e reconheceu que usar a internet com técnicas ajuda nas vendas. “Vieram muitos ensaios depois da palestra, foi excelente para adquirir mais conhecimento. Esse setor do marketing digital só cresce e quem não está online, está fora do alcance do público. Tenho agora várias ideias para criar muitos conteúdos”, relatou
Já Mateus do Santos foi à palestra com a esposa e a filha de 4 meses. A intenção do participante foi entender mais sobre o marketing digital para auxiliar mãe dele, proprietária da Cris Fit Moda, loja que funciona em Santa Catarina. “Minha mãe ainda é um pouco inimiga das redes sociais e quero ajudá-la. Quando terminou aqui, já mandei mensagem para ela para gente se reunir. A Paula falou comigo sobre tráfego pago, que era uma dúvida minha, e agora já tenho uma estratégia para atuar”, comemorou.
Desde o início de setembro, o Sebrae/MS realizou uma série de palestras pelo Estado, com o intuito de compartilhar exemplos de empreendedorismo que podem servir de inspiração. O Circuito Sebrae Conexões Regionais levou conhecimento e apoio a empreendedores em áreas como liderança, criatividade e marketing, de acordo com as particularidades e potencialidades de cada região. Além de Corumbá, o evento aconteceu em Coxim, Três Lagoas e Dourados.