Proprietário de duas das mais conhecidas concessionárias automotivas de Dourados e também um dos mais importantes empresários daquela região, Sizuo Uemura morreu nesse sábado (04), aos 83 anos, em decorrência de complicações provocadas por um câncer.
O empresário estava internado há alguns dias no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde faleceu. Ele deixa a esposa Helena, quatro filhos e netos. Os horários e locais do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados.
Nascido em Bilac (SP), chegou em Dourados no ano de 1952. Formado em Direito pela Universidade Federal de Bragança Paulista (SP), é proprietário de empresas como as concessionárias Fiat e Ford, locadora de veículos, planos de saúde e serviços funerários.
Também esteve como vereador de Dourados entre os anos de 1973 e 1977, antes da divisão do estado. Também foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados entre 1969 a 1977 e recebeu diversos reconhecimentos ao longo da vida.
No contraponto, foi preso pela Polícia Federal na Operação Owari (ponto final, em japonês), deflagrada em 2010 contra vereadores, secretários e empresários de Dourados por envolvimento em fraudes em licitações.
Na época, ele foi apontado como chefe de um esquema de fraude em licitações para controlar serviços públicos em vários setores, contando com o apoio de servidores e políticos da cidade.