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quinta-feira, 19 de dezembro, 2024
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Empresários de Campo Grande estão otimistas com as vendas de Natal, aponta pesquisa

82% estão otimistas, 14% esperam estabilidade e 4% acreditam em queda

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) divulgou uma pesquisa realizada com 103 empresários sobre as expectativas e estratégias para o período natalino. Os dados mostram que 82% dos entrevistados projetam crescimento nas vendas em comparação ao Natal do ano anterior, enquanto 14% esperam estabilidade e apenas 4% preveem queda no faturamento.

Entre os otimistas, 34% esperam um crescimento entre 11% e 20%; 32% preveem alta de até 10%; e 16% estimam um aumento entre 21% e 50%. Nenhum dos empresários consultados acredita em um crescimento superior a 50%.

“O período de final de ano é, historicamente, uma das épocas mais importantes para o comércio, e os resultados de nossa pesquisa confirmam essa tendência. O Natal representa uma oportunidade significativa para aquecer as vendas e fortalecer o relacionamento com os consumidores. É animador ver que mais da metade dos empresários espera um crescimento em relação ao ano passado”, destacou Renato Paniago, presidente da ACICG.

Ticket médio e estratégias pós-Natal

Quanto ao ticket médio, 51% dos empresários acreditam que os consumidores devem gastar entre R$ 101 e R$ 200 por compra, enquanto 33% estimam valores entre R$ 51 e R$ 100. Apenas 3% esperam gastos inferiores a R$ 50, e 13% preveem valores superiores a R$ 200.

A pesquisa também revelou que 79% dos empresários planejam realizar liquidações após o Natal, buscando manter o ritmo de vendas no início de 2025. Apesar dessa estratégia, 65% acreditam que o Natal continuará sendo o período de maior faturamento, superando as promoções de fim e início de ano.

“As liquidações planejadas para o pós-Natal também mostram o compromisso do comércio em aproveitar todas as oportunidades para girar os estoques e atrair clientes”, ressaltou Paniago.

Setores mais representativos

O levantamento indicou que o setor de vestuário é o mais representativo entre os participantes, abrangendo 42% das empresas consultadas. Eletrônicos e brinquedos também se destacaram, representando 23% e 15%, respectivamente. Outros segmentos, como calçados, perfumaria, joias e serviços, somaram juntos 20% dos respondentes.

Os resultados refletem um cenário de otimismo e preparação estratégica do comércio de Campo Grande para aproveitar o aquecimento das vendas natalinas e manter o bom desempenho nos primeiros meses de 2025.

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