Inscritos devem responder questionários até 23h59 de hoje
Neste domingo (24), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizará a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. A prova é obrigatória para 283.550 concluintes inscritos, sendo também essencial o preenchimento do Questionário do Estudante, que deve ser finalizado até às 23h59 deste sábado (23).
Orientações para o exame
Os participantes devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade, para verificar o local, horário de aplicação e informações sobre atendimento especializado ou uso de nome social. O documento só é acessível após o preenchimento do Questionário do Estudante.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova terá início às 13h30, com término às 18h para participantes regulares. Aqueles com tempo adicional aprovado pelo Inep terão uma hora a mais. É necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Cursos avaliados
A edição de 2024 contempla 17 áreas de licenciatura: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português/espanhol e português/inglês), matemática, música, pedagogia e química.
Documentação necessária
Para acessar a sala de prova, é exigido documento de identificação oficial com foto, como RG, passaporte, CNH ou Carteira de Trabalho emitida após 1997. Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital, são aceitos se apresentados nos aplicativos oficiais. Não será permitido o uso de Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda do documento físico.
Proibições e segurança
Os participantes devem guardar objetos pessoais, como celulares e eletrônicos, no envelope porta-objetos fornecido, que deve permanecer lacrado e identificado sob a carteira durante a prova. Também não são permitidos materiais como óculos escuros, bonés, lápis, relógios ou quaisquer itens estranhos à realização do exame.
Foco em licenciaturas
A partir deste ano, o Enade terá maior ênfase na avaliação de cursos voltados à formação de professores para a educação básica. Além da prova teórica, será incluída uma avaliação prática para estudantes de graduações direcionadas à docência, com o objetivo de aprimorar os processos avaliativos e as evidências sobre a formação docente no Brasil.
Sobre o Enade
O Enade é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e avalia o desempenho dos estudantes em conteúdos programáticos, desenvolvimento de competências e atualização com a realidade brasileira e global. A participação é obrigatória para concluintes habilitados conforme critérios estabelecidos no edital.