22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de janeiro, 2025
spot_img

Encoberta pela fumaça, Campo Grande tem o pior dia de qualidade do ar do ano; veja como se cuidar!

Há dias, Campo Grande vem sendo tomada pela fumaça originária dos incêndios florestais e também das queimadas urbanas. Essa condição é agravada ainda mais pela baixa umidade relativa do ar e o tempo seco decorrentes de uma onda de calor que afetou todo o Mato Grosssodo Sul neste inverno, proporcionando o aumento da temperatura habitual para a estação do ano.

Nessa sexta-feira (13), vídeos foram compartilhados nas redes sociais mostrando a cidade, do alto, totlamente encoberta por uma fumaça cinza escura. Segundo a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), hoje a Capital enfrenta a pior qualidade do ar de 2024.

O índice de partículas de poluição presentes hoje é 136ug/m³ e recai no grau “muito ruim”, que está acima somente do “péssimo”. O coordenador da estação, Widinei Alves, explica que isso é resultado do aumento de nuvens de fumaça que chega à Capital e ao Estado de diversas partes do mapa sul-americano.

Ainda segundo ele, a chegada de uma frente fria neste final de semana ajuda a criar um corredor de fumaça. Até a tarde de ontem (12), a qualidade do ar estava em grau “moderado” e começou a ficar predominantemente “ruim” na última quinta-feira (5), quando ela está “boa” os valores são inferiores a 10ug/m³.

Confira o que fazer quando a qualidade do ar estiver ruim:

Quando a qualidade do ar está ruim é importante tomar medidas para proteger sua saúde e reduzir a exposição a poluentes.

Se você tem condições pré-existentes, como problemas respiratórios ou cardíacos, é especialmente importante seguir as orientações e, em casos mais graves, buscar orientação médica.

Confira as orientações:

  1. Fique em ambientes internos: Evite atividades ao ar livre, especialmente exercícios físicos intensos. O ar poluído pode sobrecarregar o sistema respiratório, agravando condições como asma e bronquite.
  2. Mantenha janelas e portas fechadas: Impedir a entrada de ar poluído em casa ajuda a criar um ambiente mais limpo.
  3. Use purificadores de ar: Purificadores com filtros HEPA são eficazes para remover partículas nocivas do ar dentro de casa.
  4. Use máscaras adequadas: Se for necessário sair, use máscaras com filtragem de partículas (N95 ou PFF2), que podem ajudar a bloquear poluentes do ar.
  5. Evite contribuir para a poluição: Se possível, evite o uso de veículos motorizados e reduza o uso de produtos que possam emitir compostos voláteis, como tintas ou solventes.
  6. Hidrate-se bem: Beber água ajuda a manter as vias respiratórias hidratadas e pode auxiliar na eliminação de toxinas.
  7. Monitore a qualidade do ar: Aplicativos ou sites de monitoramento podem fornecer atualizações em tempo real sobre a qualidade do ar em sua região.

Fale com a Redação