25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de abril, 2025
spot_img

Encontro dos antigos servidores da Sucam acontece no próximo mês em Dourados

No dia 10 de dezembro, acontece em Dourados, o encontro dos antigos servidores da Superintendência das Campanhas de Saúde Pública (Sucam), órgão, criada na década de 70, de maior credibilidade, eficiência e organização de ações de saúde pública do país.

Apesar disso, acabou extinta em 1991, dando origem a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cujas ações foram descentralizadas durante os anos 90 para a gestão de estados e municípios, em cumprimento aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), emanados da Constituição Federal de 88.

A dedicação, bravura e a disciplina dos “Guardas da Sucam” foram decisivas para o controle de doenças como Malária, Chagas, Dengue, Febre Amarela, Filariose Tracoma, esquistossomose, Peste, bócio endêmico, e as Leishmanioses em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Não há localidade no interior do Brasil, por mais remota, que não tenha sido visitada por esses servidores, que sempre foram reconhecidos e valorizados pela população e pelas autoridades.

De acordo com a Associação de Servidores e Empregados Púbicos em Mato Grosso do Sul (ASESP-MS), relata que “infelizmente, parte significativa desses servidores já faleceu, e parte está aposentada, enfrentando graves problemas de saúde, decorrentes da intoxicação adquirida em razão da manipulação de inseticidas organoclorados, como DDT e BHC, utilizados no combate as endemias, à época”.

Preocupada em congregar os servidores que ainda restam da época da Sucam e também com a intenção de homenagear estes heróis anônimos e esquecidos, a entidade estará promovendo o primeiro Encontro dos Sucaneiros de Mato Grosso do Sul.

O evento histórico e único acontece dia 10 de dezembro, a partir das 9h, na sede do Grêmio dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde 28 de Outubro, localizada na rua João Augusto Capilé, Bairro Chácara Castelo II, na cidade de Dourados.

Serviço – Maiores informações ou esclarecimentos podem ser obtidos através do fone/whats (67) 98437.1105, e-mail [email protected]

Fale com a Redação