21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 13 de janeiro, 2025
spot_img

Encontro dos Tribunais segue com reuniões de Comitês Técnicos

Além da programação principal, o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dedica um espaço para as atividades paralelas, onde os grupos técnicos apresentam um balanço detalhado de suas ações em 2024. Essas atividades são fundamentais para definir as novas diretrizes e metas que nortearão os trabalhos dos grupos no ano de 2025.

No primeiro dia do Encontro, o diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, Geanlucas Julio de Freitas, e o analista de TI, Jonathan Aldori de Oliveira, participaram de reuniões do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública – IEGE/IEGM (IRB) e da Rede STI. Na primeira reunião foram apresentados os dados dos municípios brasileiros participantes do IEGM, referentes ao exercício de 2023 e definido o calendário para a entrega das informações de 2024. A grande novidade será a possibilidade da desoneração dos jurisdicionados nas respostas de algumas perguntas do questionário.

A Rede STI introduziu o sistema TIConecta que, segundo Jonathan, é uma solução inovadora para fortalecer a colaboração entre os gestores de tecnologia da informação dos Tribunais de Contas. “Através da plataforma, será possível compartilhar experiências, organizar processos de contratação, construir um repositório de documentos e disseminar boas práticas, tudo com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos de TIC e promover a excelência na gestão tecnológica dos órgãos de controle”, explica Jonathan.

Encontro dos Tribunais segue com reuniões de Comitês Técnicos
Foto: Assessoria

A terça-feira, segundo dia do IX ENTC, será dedicada a Rede InfoContas, que congrega a união entre todas as Unidade de Informações Estratégicas e administra o maior conjunto de dados dos Tribunais de Contas. Neste ano haverá o lançamento Doutrina de Inteligência de Controle Externo e o Referencial de Produção de Conhecimento. O diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, Geanlucas Julio de Freitas, explica que “estes documentos são necessários ao desenvolvimento das atividades estratégicas, pois definem os conceitos de inteligência e contra inteligência, finalidades, busca de dados protegidos e negados, princípios, regras de segurança, processos, técnicas, procedimentos e métodos de trabalho da produção de conhecimento de Inteligência”.

Amanhã, quarta-feira acontece a primeira reunião da Rede de Gestão e Governança (Rede SGG), criada em outubro deste ano, que atuará como instância propositiva, consultiva e colaborativa da Atricon nos assuntos relacionados à melhoria do desempenho dessas entidades para a efetiva entrega de resultados à sociedade.

Fale com a Redação