Quem passa parte do dia no trânsito de Campo Grande sabe bem das dificuldades que precisa enfrentar para não se envolver em um acidente. Aliás, há uma regra antiga em que diz que o condutor não dirige apenas para ele, mas também para os que estão na sua volta e isso não inclui apenas outros carros, como também pedestres, motociclistas, ciclistas e demais veículos que estão ou podem dividir a pista com você.
Na Capital, o comportamento do motorista é sempre muito questionado por todos. A principal reclamação diz respeito sobre a falta da seta quando o condutor vai fazer uma conversão. Já os motoristas acusam o desrespeito dos pedestres ao atravessarem a rua fora da faixa. Para os órgãos de trânsito, a principal ocorrência de acidentes está no uso do celular ao volante, ultrapassagem indevida e também para o abuso no limite de velocidade.
Neste mês de maio, se celebra a campanha mundial do ‘Maio Amarelo’, que trabalha iniciativas em prol de um trânsito mais seguro e ideal para todos. Com foco nesta ação, o site Enfoque MS quer saber de você, leitor, o que mais faz falta no trânsito de Campo Grande dentro das atitudes e comportamentos dos motoristas e pedestres. Você também pode comentar no espaço ao final do texto e deixar a sua opnião registrada.
Movimento Maio Amarelo 2022 - “Juntos Salvamos Vidas”. O que mais falta aos usuários do trânsito em Campo Grande?
- Não usar telefone na direção (33%)
- Andar na velocidade permitida (26%)
- Dar sinal para conversões (26%)
- Pedestres andarem nas calçadas e pela faixa (11%)
- Respeitar pedestre (4%)
Maio Amarelo
A direção veicular requer atenção plena do motorista, já que nunca sabemos o que poder vir a acontecer no próximo quilômetro. Exatamente por conta disto, falar ao telefone, estar atento as sinalizações e, principalmente, perceber os movimentos dos que estão ao seu redor são elementos essenciais para prevenir acidentes. Apesar disto, ainda é comum que batidas ocorram pelo fato de um dos envolvidos estar ‘desligado’ do trânsito. Em alguns casos, o resultado destas colisões é a morte do motorista ou passageiros.
Foi para chamar a atenção da sociedade que o movimento Maio Amarelo foi criado. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.