Daqui a uma semana iremos às urnas para escolhemos os próximos prefeito, vice-prefeito e vereadores de nossas respectivas cidades. É um momento importante, pois vai impactar diretamente em nossas vidas ao longo dos próximos quatro anos, uma vez que os representantes eleitos no pleito são os responsáveis pelas decisões que doutrinam o ritmo da cidade, traçam o futuro e mantém os serviços públicos funcionando da maneira que se espera.
Ao sentar na mesa para definir a sua escolha entre os postulantes aos cargos no jogo, é importante sempre colocar como critério os interesses de sua própria necessidade, como uma boa educação para os filhos no colégio público, ter médicos e remédios nos postos de saúde, serviço de transporte público eficiente, projetos que possam auxiliar no crescimento do seu negócio (caso seja empreendedor), entre outros pontos de relevância para o seu dia a dia como cidadão.
O prazo para bater o martelo e ter os candidatos já escolhidos é o próprio dia da eleição, que neste ano será no dia 06 de outubro (domingo). Até lá, como eleitor, você deve fazer as análises das propostas apresentadas; observar o perfil e o currículo dos nomes que estão na disputa; se atentar ao partido político e o grupo eleitoral no qual cada um faz parte e está envolvido; ver o comportamento nos debates, entrevistas e, principalmente, nos ambientes públicos, quando está discursando e falando de forma improvisada.
Em tempo de eleição, o voto é muito mais do que um poder do eleitor, deve ser visto e tratado como um objeto de extremo valor, exclusivo, e que será entregue, confiado e depositado naqueles nos quais você confia serem os melhores para a sua cidade, para o lugar onde está radicado, onde trabalha, onde dorme e onde quer ver os filhos e os netos crescerem. Em uma eleição, vence aquele que vota com responsabilidade, crente que fez a melhor escolha, independente do resultado (se foi ou não eleito). A vitória é sempre sua!
Diante desta reflexão, leitor-eleitor amigo, o site Enfoque MS quer saber se você já definiu em quem irá votar nessas eleições municipais? Responda a nossa enquete, comente e compartilhe com os seus contatos.