37.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 25 de setembro, 2024
spot_img

Entidades vão realizar ‘Feirão do Imposto’ e ‘Dia Livre de Impostos’ na Capital 

Campanhas da Associação Comercial e Câmaras de Dirigentes Lojistas querem mostrar ao consumidor quanto do valor do produto é carga tributária

No próximo dia 20 a 25 e no dia 6 de junho, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Mato Grosso do Sul (FCDLMS) abrem mais uma campanha para mostrar ao consumidor o peso da carga tributária nos preços dos produtos.

Neste ano, as ações de conscientização sobre a alta carga tributária da ACICG serão concentradas na semana de 20 a 25 de maio, sendo 25 de maio considerado o dia D do feirão.

Até o momento, pelo menos 14 empresas de diferentes ramos confirmaram a adesão ao movimento, sinalizando que irão vender alguns produtos sem a cobrança de impostos ou destacarão o valor dos tributos na formação do preço do produto, para demonstrar ao consumidor o quanto é cobrado pelo governo para que o cidadão adquira o bem ou serviço que precisa ou deseja.

Os organizadores também estão reunindo empresas do setor alimentício, a fim de criar uma rota gastronômica com estabelecimentos comercializando pratos e bebidas sem cobranças de tributos.

O presidente da ACICG, Renato Paniago, revelou que até última terça-feira (7), os brasileiros já pagaram R$ 1,3 trilhão em impostos aos cofres públicos. Com a reforma tributária, muitos setores irão ter aumento de tributos, como o segmento de serviços, que deve chegar a ter 25%.

“A carga tributária já é muito alta e é difícil para o empresário pagar e administrar isso. A reforma tributária veio com intenção de desburocratizar, mas, até onde avaliamos, ela irá dobrar a burocracia e a complexidade, pois será necessário que o empresário use os dois regimes tributários durante oito anos. Isso terá um impacto grande para as empresas”, disse.

Dia Livre de Impostos

Entidades vão realizar 'Feirão do Imposto' e 'Dia Livre de Impostos' na Capital 
Empresas participantes poderão vender produtos sem impostos (Foto: Divulgação)

Já FCDLMS, estará liderando o movimento do Dia Livre de Impostos (DLI) 2024 no dia 6 de junho. Nesta 6ª edição, o evento estará destacando não apenas a questão tributária, mas é uma ação de conscientização sobre a alta carga tributária do nosso país com baixo retorno dos impostos arrecadados para a sociedade, encurtando o poder de compra do consumidor e travando o desenvolvimento do setor produtivo.

“O DLI é mais do que uma simples promoção de vendas. É uma oportunidade de conscientização sobre a alta carga tributária que afeta produtos e serviços no Brasil. Durante o evento, empresas participantes ofereceram descontos que correspondem aos impostos, permitindo que os consumidores comprem produtos por um valor mais próximo do custo real e entenda o quanto ele paga de tributos em cima de cada produto”, informou a entidade.

Fale com a Redação