A Escola de Dança da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para as aulas de dança oferecidas na Cidade Universitária. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de abril, através do site escoladedanca.ufms.br.
As aulas ocorrerão em dois locais na universidade: no anexo da Academia Escola da UFMS, no setor 1, e no auditório Professor Luís Felipe de Oliveira, no setor 3. Entre as modalidades ofertadas estão ballet para crianças, jovens e adultos, dança contemporânea, dança do ventre, danças brasileiras, jazz e arteterapia com foco em dança e movimento.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Lia Brambilla, este formato de oferta de cursos é inédito. “O objetivo é desenvolver e implementar um programa de extensão cultural por meio da dança, oferecendo aulas e eventos nas modalidades descritas. Este projeto visa promover a troca de conhecimentos entre professores e alunos, ampliar as discussões sobre as diversas formas de expressão corporal e incentivar o desenvolvimento pessoal e artístico dos participantes”, explica.
A professora também destaca a importância da dança como ferramenta de transformação social, estimulando a criatividade, a disciplina e o trabalho em equipe. Para Rozana Valentim, diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, a Escola de Dança foi pensada para atender a um público diverso. “A Escola de Dança foi projetada para ir além da tradicional oferta de ballet clássico. Buscamos incluir também movimentos como o hip-hop, a dança de rua e a cultura urbana, além de outros estilos”, afirma Rozana.
Os benefícios das aulas são diversos, incluindo a melhoria da saúde cardiovascular, do equilíbrio e da coordenação motora, além da promoção da saúde mental e o fortalecimento dos laços sociais. As aulas também ajudam na redução do estresse e na melhora da autoestima dos participantes.
O diferencial da Escola de Dança da UFMS está na oferta de turmas limitadas a 20 estudantes, separadas por faixa etária, desde o público infantil (a partir de 5 anos) até uma turma exclusiva para mulheres 30+. O valor da matrícula é único, no valor de R$ 250, sem mensalidade. As atividades serão conduzidas por professores com formação específica para a área, sob a coordenação da coreógrafa da UFMS, Mariana Cavalcanti. A equipe de professores incluirá bolsistas da universidade e profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de uma parceria entre as instituições.
Além disso, serão oferecidas isenções de matrícula para até 10% das vagas em cada turma. Esse benefício é destinado a estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Campo Grande e também a alunos da UFMS que comprovarem vulnerabilidade socioeconômica.
A Escola de Dança da UFMS foi criada em 2012, a partir do Núcleo de Estudos em Dança e Movimento (Nedem), com o intuito de difundir diversos estilos de dança entre a comunidade universitária. Com o tempo, a escola foi ampliando suas ofertas, incluindo modalidades como sapateado americano, dança do ventre, dança contemporânea, ballet clássico, danças urbanas e jazz. Em 2019, em parceria com o Nedem, a Escola lançou a Sinapse Cia de Dança Contemporânea UFMS, uma companhia de dança dedicada à formação, pesquisa e inovação.
Para mais informações, consulte o edital completo e acesse o site da Escola de Dança da UFMS.