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terça-feira, 1 de outubro, 2024
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Escola Sesi conta com simuladores para alunos aprenderem processos industriais

Professores das sete unidades da Escola Sesi em Mato Grosso do Sul participaram de uma formação com simuladores educacionais, que tem como objetivo promover capacitação para potencializar a educação básica, fornecendo competências e habilidades requeridas pelo futuro do trabalho. 

Exclusivamente voltados para o ensino médio, os simuladores têm uma característica única: os alunos poderão explorar uma planta industrial e desenvolver seus sistemas automatizados. Para isso, os professores precisam entender os conceitos básicos do simulador e quais as ligações com as componentes curriculares aplicados em sala de aula.

Os simuladores permitem que os alunos revisem os conteúdos trabalhados em sala de aula de forma dinâmica, e ao mesmo tempo fornecem aos estudantes uma exploração autodirigida, o que propicia a descoberta de conceitos de maneira individual. São abordados conceitos de mecânica, física, química, biologia, eletrônica, pensamento mecânico e energias renováveis. 

O articulador de educação tecnológica do Sesi, Washington Luiz de Oliveira Carvalho, detalha os objetivos do simulador.

“A intenção de ter uma planta industrial dentro do ambiente escolar é mostrar aos estudantes que não é um processo isolado, mas sim vários processos encadeados. À medida que analisam esses microprocessos, os alunos aprendem que mesmo uma indústria 100% automatizada precisa da interferência do homem na questão de preparo, organização e programação dos componentes”.

O projeto foi viabilizado pelo departamento nacional do Sesi e executado pelo departamento regional em Mato Grosso do Sul. Todas as sete Escolas Sesi contarão com a ferramenta educacional ainda este ano.

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