As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, por meio do Portal ERER/MS acessando o link sistemas.sed.ms.gov.br disponível no Portal da SED
A Secretaria de Estado de Educação (SED) está com inscrições abertas para adesão ao Programa Raças e Etnias de MS – Educação para Relações Étnico-Raciais (PRO-ERER/MS) e a certificação das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE) com o Selo Educação para Relações Étnico-Raciais (SELO-ERER/MS).
O programa tem como objetivo reconhecer e fortalecer práticas pedagógicas voltadas à promoção da Educação para Relações Étnico-Raciais nas escolas da REE. As iniciativas serão avaliadas com base nos eixos temáticos de Gestão, Currículo, Projeto Político-Pedagógico e Educomunicação para Relações Étnico-Raciais.
Adesão ao programa
Para integrar o PRO-ERER/MS, cada escola interessada deverá instituir a Comissão Escolar Étnico-Racial (CE-ERER), composta por nove membros, incluindo direção escolar, coordenadores pedagógicos, docentes, discentes e representantes do Colegiado Escolar, do Serviço de Apoio Técnico Operacional e do Grêmio Estudantil.
Após a formação da CE-ERER, a direção da escola deverá cadastrá-la no Portal Sistemas SED-MS, preenchendo o formulário de inscrição previsto no edital. A comissão será responsável por planejar e implementar as ações do programa na unidade escolar.
Inscrições
As escolas interessadas em participar do programa deverão realizar a inscrição até o dia 31 de maio, por meio do Portal ERER/MS, no link: https://www.sistemas.sed.ms.gov.br.
Premiação
As 10 escolas com as melhores pontuações receberão um certificado especial de reconhecimento. Além disso, serão premiados quatro projetos de destaque nas categorias “História e Cultura Afro-brasileira” e “Ensino e Cultura Indígena”. Também haverá premiação para dois professores que se destacarem nessas categorias, com troféus e certificados.
Com essa iniciativa, a SED busca incentivar a implementação de políticas educacionais voltadas à promoção da diversidade étnico-racial no ambiente escolar, reconhecendo e valorizando as boas práticas desenvolvidas na REE.